Voltar para a tela anterior.
Vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul prestigiaram o Seminário “Construindo leis”, promovido pelo CETEC UCS, Escola de Ensino Médio e Técnico mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), nesta quinta-feira (27/06). A iniciativa, da qual o Parlamento é parceiro, pretende municiar cerca de 200 estudantes para que possam entregar propostas de lei aos representantes legislativos interessados em implementá-las. O projeto envolve o 1º Ano do Ensino Médio do Itinerário Formativo Construindo a Cidadania e o seminário desta tarde foi conduzido pela diretora do CETEC, Ana Ana Cristina Possapp Cesa, e pelos docentes Babiana Mugnol e Gustavo Rubbo Siqueira, que é o coordenador dos itinerários formativos.
No primeiro momento do encontro, os legisladores explicaram as competências e o papel de vereador e das comissões. Participaram dessa etapa o primeiro vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer, Adriano Bressan/PP; o diretor da Escola do Legislativo, Lucas Caregnato/PT; os parlamentares Ricardo Zanchin/NOVO, Alexandre Bortoluz/PP, Gladis Frizzo/PP, Estela Balardin/PT, Zé Dambrós/PSB, Tatiane Frizzo/PSDB e Rose Frigeri/PT; e assessorias de outros legisladores.
Bressan elogiou os alunos e os educadores pelo projeto e ressaltou que o Legislativo está aberto para receber a todos. Destacou a responsabilidade parlamentar de construir leis e o espaço legislativo como ambiente de aprendizado político e cidadão. Caregnato considerou a força democrática de uma Casa Legislativa, onde os representantes do povo discutem, defendem seus pontos de vista e, ao mesmo tempo, conseguem estabelecer um clima cordial de convivência.
Ao final da manifestação dos parlamentares, a diretora Ana Cristina considerou o dia de hoje histórico, pelo fato de uma instituição educacional reunir vereadores de distintas siglas em torno do conhecimento e da formação política e cidadã voltada à juventude.
Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Rafaela Barbosa Ramos, 15 anos, acredita que o projeto “Construindo Leis” vai ajudá-la a se preparar para o exercício do voto, quando ela completar 16 anos e fizer o título eleitoral. “O futuro está em nossas mãos e quero ir em busca de mais entendimento sobre política para chegar na hora do voto com mais segurança”, afirmou.
Durante a tarde de hoje, também foi explicado aos alunos sobre a estrutura e o funcionamento da Câmara. Fizeram a explanação as servidoras Edivania da Costa Ramos (revisora de anais e voluntária na Escola do Legislativo) e Vania Marta Espeiorin (jornalista e também voluntária da Escola do Legislativo).
O projeto “Construindo Leis”, do CETEC UCS, está previsto em três fases principais. Além do seminário no UCS Teatro realizado hoje, está programada uma oficina de redação de propostas de lei no plenário da Câmara de Vereadores no dia 10 de outubro. Na mesma quinzena de outubro, haverá exposição de fotos dos alunos sobre os temas trabalhados envolvendo as principais necessidades da cidade.
O encerramento do projeto prevê a apresentação aos vereadores dos projetos de leis redigidos pelos estudantes. Eles serão entregues ao Parlamento e a expectativa é que possam provocar interesse dos vereadores para que sejam votados em plenário e se tornem leis. Este evento deve ocorrer no dia 21 de novembro, no Parlamento.