Voltar para a tela anterior.

Em reunião do Parlamento Regional, Legislativo caxiense apoia a Universidade Federal

Segundo secretário da Mesa Diretora, o vereador Zé Dambrós conduziu os trabalhos no plenário da Câmara


O apoio à Universidade Federal, na Serra gaúcha, foi reiterado pelo vereador Zé Dambrós/PSB, durante reunião do Parlamento Regional, realizada na tarde desta quinta-feira (27/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Segundo secretário da Mesa Diretora da Casa, o parlamentar conduziu os trabalhos de hoje. Junto com ele, estavam Gilmar Peruzzo/MDB, vereador de Nova Prata e presidente do Parlamento Regional, o vereador Adriano Bressan/PP, presidente em exercício da Câmara, e a vereadora Rose Frigeri/PT, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com Dambrós, o ensino público federal garantirá a retenção de mão de obra qualificada e o acesso para pessoas de baixa renda. O vereador caxiense defendeu que a escolha dos cursos da futura extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias, atenda às vocações regionais. Entre as áreas a serem contempladas, sugeriu agricultura, ciências exatas, educação, metalurgia, saúde.

Ao término do encontro, sob a chancela dos representantes de municípios da região, foi deliberada uma carta de propostas para o ensino público universitário. O documento será apresentado na audiência pública das 19h de hoje, no plenário do Legislativo, sob a condução daquela frente parlamentar.

Entre os termos sugeridos pelo Parlamento Regional, estão: consolidar uma universidade autônoma e independente, sob a denominação de Universidade Federal da Serra Gaúcha, a partir da experiência como extensão da UFRGS; dois espaços físicos para a futura universidade pública, na região, sendo um entre Caxias e Farroupilha e outro nas imediações de Nova Prata.

Articuladora da vinda da extensão da UFRGS, com previsão de instalação para 2025, a deputada federal Denise Pessôa/PT salientou que Caxias do Sul é o único município da Região Sul a ser contemplado entre as 10 novas universidades federais do Brasil. Para ela, a extensão será um embrião de uma futura universidade específica da Serra gaúcha, seguindo o percurso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que teve início como um braço da UFRGS.

Também participaram do encontro de hoje os vereadores caxienses Alexandre Bortoluz/PP, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/PP, Lucas Diel/PRD, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PRD.

27/06/2024 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo