Voltar para a tela anterior.
Prevenção e proteção para as encostas foram as defesas feitas pelo vereador Lucas Diel/PRD no espaço do Grande Expediente da sessão desta terça-feira (02/07). O parlamentar atentou para a importância de o poder público dar prioridade para obras de contenção das encostas, visto que estão previstas mais chuvas para os próximos meses.
Segundo Diel, a proteção das encostas é essencial para garantir a segurança e a mobilidade da cidade, pois o bloqueio de uma via por um longo período acarreta consideráveis impactos na economia de toda a região. O vereador demonstrou preocupação com futuros eventos climáticos por haver previsão de mais chuvas a partir dos próximos dias e evidenciou a relevância da união entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), governos estadual e municipal e demais prefeituras da região para o bom êxito de ações de caráter preventivo.
Diel informou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, em recente visita à Serra Gaúcha, anunciou a liberação de mais de R$ 1,2 bilhão em recursos para contenção de encostas, porém cabe ter projetos em andamento para o bom uso dessas verbas.
O vereador destacou dois projetos que estão sendo realizados pelo Executivo para contenção de encostas no loteamento Euzébio Beltrão de Queiroz e outro na Rua José Michelon, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Também atentou para o interior de Caxias, onde ocorreram muitos deslizamentos de encostas, bloqueando acessos às moradias e ocasionando vítimas fatais.
Diel ainda alertou a respeito da necessidade de conter os muros das represas da cidade para evitar momentos de tensão semelhante ao vivido em maio passado, com a ameaça de rompimento da represa que faz parte do Complexo Dal Bó, em decorrência das fortes chuvas, quando o acumulado atingiu 900 milímetros em 30 dias. “Vamos nos manter atentos e cobrar dos poderes públicos, em todas as esferas, para que não deixem de cuidar das encostas da nossa região”, finalizou.