Voltar para a tela anterior.
Informações sobre planos e ações da Prefeitura caxiense para ruas e estradas municipais foram solicitadas pela bancada do PT na Câmara, a partir do requerimento 34/2024. O texto se refere a trechos danificados pelas recentes enxurradas. Obteve aprovação unânime na sessão ordinária desta terça-feira (02/07). Liderado pela vereadora Rose Frigeri, o PT conta com os vereadores Estela Balardin (vice-líder) e Lucas Caregnato. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
Entre os tópicos questionados, estão: estradas e ruas que sofreram avarias por subprefeitura, região administrativa e bairro; patamar de recuperação; bloqueios e motivos; cronograma para reconstrução; se houve apresentação de planos de restabelecimento à Defesa Civil; cooperação entre o poder público e as empresas que estão participando das obras voluntárias e se existe ressarcimento a quem contribuiu financeiramente com obras públicas; contratação de empresas de terraplanagem para auxiliar nas obras.
No debate em plenário, diversos vereadores se manifestaram. Estela exemplificou com a Rua da Felicidade, no Bairro Canyon. “Os resíduos de asfalto foram arrastados para as residências. O setor de pavimentação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ainda não tomou providências”, reclamou. Rose acrescentou que casos desse tipo se repetem no perímetro urbano e no Interior da cidade, incluindo a zona rural.
Para o vereador Maurício Scalco/PL, as informações precisam ser repassadas com transparência. Pediu mais planejamento para evitar o retrabalho. Na mesma linha, o vereador Zé Dambrós/PSB ponderou que a Secretaria de Obras carece de mais recursos, para garantir eficiência no serviço prestado.
Conforme o vereador Adriano Bressan/PP, já faz 61 dias que algumas ruas do Interior aguardam por patrolamento, situação que prejudica o acesso a vias e propriedades. Segundo ele, a Subprefeitura de Galópolis não tem atendido às tentativas de contato telefônico.
Enquanto isso, o vereador Velocino Uez/PRD considerou fundamental o pedido de informações, para que se tenha a real dimensão dos estragos, ocasionados pela chuva. Mesmo assim, ponderou que a correção de infraestrutura requer, pelo menos, três meses. Apontou que, pela previsão meteorológica, deverá chover por mais uma semana, o que atrasará as intervenções em diversos trechos.
Também compartilharam das preocupações os vereadores Clóvis Xuxa/UNIÃO, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/PSDB. Entre os lugares afetados, os parlamentares citaram, ainda, o Jardim Eldorado, o Monte Carmelo, a Rota do Sol (RSC-453) e o Villa Lobos.
REQUERIMENTO nº 34/2024 (votação)
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim