Voltar para a tela anterior.
O precário atendimento em unidades básicas de saúde da Zona Norte mobilizou o vereador Renato Oliveira/PCdoB até a tribuna, onde o parlamentar relatou os transtornos pelos quais a população tem passado. A manifestação ocorreu na sessão ordinária desta quarta-feira (10/07). A reclamação maior, detalhou o legislador, recai sobre a interdição da unidade básica de saúde (UBS) Centenário e a demora na entrega das melhorias na UBS Parque Oásis. Ambas são próximas e os moradores da região estão tendo que se deslocar até a UBS do Fátima Baixo para serem atendidos com consultas regulares e outros procedimentos médicos.
“No caso da UBS Parque Oásis, o prazo da reforma era de 240 dias, bastante elástico para o que era para ser feito. Mas sabem quanto tempo já se passou? Hoje, fazem 481 dias de obras. Será que a população terá de esperar mais quanto para que ela saia de fato do papel?”, indagou Renato.
De acordo com o parlamentar, houve alguns dias de prestação de serviços no ônibus da Cruz Vermelha, mas, agora, a orientação do município é os moradores se dirigirem até a UBS do Fátima Baixo. Entretanto, de acordo com Renato, o espaço é muito pequeno e mal cabem os funcionários. Além disso, com o mau tempo que tem sido corriqueiro nas últimas semanas, a comunidade acaba mais exposta e suscetível a doenças enquanto tem de aguardar atendimento.
Em aparte, o vereador Maurício Scalco/PL informou que há interesse de um empresário em contribuir com a reforma na UBS Centenário, que se encontra interditada desde maio em razão das fortes chuvas que afetaram o Estado. A progressista Gladis Frizzo cumprimentou o vereador Renato pelo modo com que o comunista aborda tais assuntos e disse acreditar estar vivendo em outra cidade, que não a colocada pelo governo municipal. Os petistas Estela Balardin e Lucas Caregnato avaliam que falta gestão e prioridade à saúde básica da população por parte da administração vigente. O socialista Zé Dambrós cobrou retornos da Secretaria Municipal da Saúde e serviços médicos efetivos para a região Norte da cidade.
Líder de governo na Casa, a parlamentar Tatiane Frizzo/PSDB informou que a UBS Parque Oásis será inaugurada no final deste mês e que o prazo precisou ser estendido porque a empresa responsável pela reforma ficou sem insumos e suprimentos devido às enchentes, dificultando a entrega no prazo inicial. E, pelo mesmo motivo, a legisladora ratificou que a UBS Centenário ficou interditada e assim se encontra até o momento.