Voltar para a tela anterior.
Uma explanação sobre os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul/RS marcou o pronunciamento de Nelson Peter, sócio-fundador da Associação Cultural Germânica (ACG) de Caxias do Sul, na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (11/07). O pedido de espaço por Acordo de Lideranças para a entidade partiu do vereador Lucas Diel/PRD, que integra a Associação. Acompanhou Peter na tribuna a presidente da ACG, Nair Kny.
O dirigente relatou a história dos imigrantes alemães; seus costumes e tradições, os motivos que os fizeram sair de sua terra natal e os percalços sofridos na viagem e logo que chagaram ao RS. Conforme o fundador, foram muitas as dificuldades enfrentadas até que todos fossem alocados e tivessem suas terras para produzir alimentos.
“Foram os alemães que criaram o cooperativismo rural aqui na nossa região, originalmente na cidade de Feliz e, posteriormente, em Nova Petrópolis. Até hoje as cidades reconhecidas germânicas possuem uma igreja matriz católica e evangélica”, acrescentou.
O líder alemão descreveu características do Kerbfest, uma festa típica do povo alemão em honra ao padroeiro da igreja e consiste em missa ou culto solene pela manhã, seguido de almoço nas residências com farta gastronomia e, à noite, baile. Os alemães costumavam sempre usar roupas novas nesta festa, conta Peter.
O dirigente convidou a comunidade em geral para o Kerbfest alusivo aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, em 28 de julho, no Salão da Comunidade de São Romédio (Rua Francisco Pezzi, nº 156, Bairro Panazzolo). A programação envolve celebração ecumênica às 10h30min e, às 12h, almoço com pratos típicos alemães. À tarde, haverá apresentações artísticas, com participação do Grupo de Danças Pommertal, de Nova Petrópolis, e serão servidos cuca e café, tendo na sequência baile com animação da Banda 0800.
Interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (54) 9168-2935, com Nair, ou (54) 9935-2479, com Rodrigo.
Confira o resumo da sessão desta quinta-feira: