Voltar para a tela anterior.
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebe, no próximo fim de semana, o Summit Eleições Workshop, que ocorre nos dias 19 e 20 de julho, no Parlamento Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O evento é uma iniciativa da Escola do Legislativo caxiense e contará com oficinas sobre direito eleitoral, contabilidade, comunicação política e inteligência artificial.
Na sexta (19/07), a programação se inicia às 19h e terá como tema “Fundamentos legais, o parlamento e a legislação sobre eleições”. As palestras serão ministradas por especialistas em direito eleitoral que abordarão o panorama das leis eleitorais brasileiras, principais regras e regulamentos que os parlamentares e pré-candidatos devem observar, exemplos de erros comuns e como evitá-los.
No sábado (20/07), a programação começa às 9h com workshop sobre “Comunicação e tecnologia em campanhas eleitorais, transparência no mandato e contabilidade eleitoral”, ministrado por especialistas da área.
Às 11h, a palestra é sobre a “Influência da inteligência artificial (IA) nas eleições de 2024”. Entre as abordagens dessa etapa do encontro, uso de IA em campanhas eleitorais, ferramentas de IA para mandatos e candidaturas e estudos de caso de sucesso na utilização de IA.
Após o intervalo para almoço, a programação do sábado retorna às 14h com a última palestra do evento: “Comunicação analógica e digital para mandatos e pré-candidaturas”. Será ministrada por especialistas em comunicação política e abordará conteúdos sobre estratégias de comunicação eficazes para campanhas eleitorais, diferenciação entre comunicação analógica e digital, do panfleto e do porta a porta ao marketing digital político ultra-avançado e exemplos de campanhas de sucesso.
O Summit Eleições Workshop tem como objetivo capacitar parlamentares, assessorias, servidores públicos, partidos políticos e cidadãos sobre o que é permitido ou não no período de pré-campanha e campanha, além de fortalecer os conhecimentos gerais sobre a legislação eleitoral, a contabilidade eleitoral, a comunicação política, tanto digital quanto analógica, e o uso da inteligência artificial.
Segundo o vereador Lucas Caregnato/PT, diretor da Escola do Legislativo, o intuito é criar um instrumento pedagógico dentro do Parlamento que eduque e promova um ambiente de compreensão e cooperação entre todos os espectros políticos. “É um evento que vai abordar diversos temas envolvendo eleições, inclusive o uso de inteligência artificial. A Escola do Legislativo procura aproximar a comunidade da Casa do Povo, e é isso que pretendemos com essa e outras atividades que estamos promovendo. É uma oportunidade para que todos e todas fiquem por dentro do que pode ou não pode e como funciona o processo eleitoral”, explica o vereador.
Interessados em participar da iniciativa, que tem acesso gratuito, devem fazer inscrição por meio do link