Voltar para a tela anterior.

Associação dos Músicos Caxienses é homenageada com o Prêmio Caxias do Sul

A Amuca foi fundada há uma década e meia com o propósito de congregar os profissionais independentes


Na tarde deste sábado (20/07), a Associação dos Músicos Caxienses (Amuca) celebrou 15 anos de atuação, e recebeu, do Poder Legislativo, o Prêmio Caxias do Sul, por proposição do vereador Zé Dambrós/PSB. A cerimônia aconteceu no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Pioneiro, reunindo músicos e apoiadores da cultura local.

Desde sua criação, a Amuca tem se dedicado a unir profissionais independentes que veem a música não só como um hobby, mas como um estilo de vida. A associação desempenha um papel crucial na promoção e no fortalecimento da cultura musical em Caxias do Sul, incentivando a valorização dos artistas locais e a diversidade musical na região.

Conforme o presidente da entidade, Guilherme Dambrós, a homenagem reafirma o compromisso da Amuca em continuar contribuindo para o cenário cultural da cidade, celebrando a música e suas múltiplas expressões. “Nossa entidade exalta os artistas populares, que com a intervenção e união de todos, conseguiram gravar CDs e multiplicar apresentações em diversas cidades da Serra Gaúcha. Esse prêmio faz uma homenagem a todos que lutam pela cultura e música na nossa cidade” destacou Guilherme.

A celebração do Prêmio Caxias do Sul para a Amuca marcou também reconhecimento do impacto social e cultural da Rádio Legal FM 87,5, que é mantida pela entidade desde 2018, e se tornou um pilar fundamental na comunidade da Zona Norte, proporcionando uma plataforma para artistas locais, promovendo eventos que refletem a rica diversidade cultural da região e a prestação de serviço. A solenidade também reuniu 14 atrações musicais e religiosas, reforçando os laços comunitários e a valorização da arte local.

O vereador Zé Dambrós/PSB evidenciou a importância do trabalho voluntário e do apoio efetivo aos artistas da região, destacando a conquista de um ponto de cultura que representa um marco significativo, pois não apenas proporciona um espaço para a expressão artística, mas também fortalece a identidade cultural local: “Essa iniciativa valoriza os artistas da área e também promove a diversidade musical, permitindo que diferentes estilos e vozes sejam ouvidos e apreciados. A programação da Rádio Legal, que se destaca por sua inclusão e pela valorização da comunicação popular, complementa esse cenário ao oferecer uma plataforma onde todos podem se expressar, independentemente de suas origens ou estilos, contribuindo para um ambiente cultural mais rico e dinâmico” afirmou o vereador.

Além do proponente, o vereador Renato Oliveira/PCdoB, 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora, prestigiou o evento.

21/07/2024 - 10:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Marcelo de Gregori - CONRERP 3936
Redator(a): Fabio Carnesella - MTE 17863

Ir para o topo