Voltar para a tela anterior.
Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema central do grande expediente da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, que é a presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31/07). A parlamentar contou que, durante a agenda realizada nesta semana, em Balneário Camboriú/SC, visitou locais relacionados com o transtorno, para buscar ideias para implementar em Caxias do Sul.
A vereadora visitou o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, nesta terça-feira (30/07), para entender o funcionamento e a gestão do espaço. Ela ressaltou que o local foi projetado para o atendimento de 200 crianças de até 12 anos de idade. Informou que foram investidos mais de R$ 6 milhões para a construção.
A tucana também informou sobre a visita, nesta segunda-feira (29/07), na Associação dos Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral), a qual atende 104 pessoas, com diferentes níveis de suporte. Frisou que o local se destaca pela infraestrutura e pela busca de recursos para diversas atividades, incluindo a capacitação para o mercado de trabalho. Ela ressaltou que se reuniu com o secretário de Educação de Balneário Camboriú, Otto Alfonso Thiel, para discutir a necessidade de cursos de magistério e pedagogia para monitores de autistas na rede de ensino local.
Na visão da parlamentar, em Caxias, devem ser implementadas mais políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA e investimentos em infraestrutura e contratação de profissionais para oferecer um serviço de qualidade. Finalizou sugerindo ideais e propostas inspiradas no modelo de Balneário e reiterou o compromisso em trabalhar na causa.