Voltar para a tela anterior.

Discutida a criação do Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica

O projeto do vereador Lucas Diel prevê que a comemoração coincida com a data mundial


A criação do Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica foi discutida na sessão ordinária desta quinta-feira (1º/08). A medida consta do substitutivo do projeto de lei 60/2024, assinado pelo vereador Lucas Diel/PRD e prevê que a comemoração coincida com a data mundial e seja incluída no calendário oficial do município. Ou seja, na segunda quinta-feira do mês de março, como no Dia Mundial do Rim. A matéria deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Entre outros pontos, a proposição estipula campanhas educativas e outras atividades, sendo autorizado o Poder Público Municipal a organizar calendários de eventos, com o apoio de profissionais que atuem nas respectivas áreas. O autor atentou que a insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais.

Os sintomas da enfermidade incluem anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aceito da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc.). Deste ponto, até que os rins estejam funcionando somente 10% a 12% da função renal normal, pode-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta. Quando a função renal se reduz abaixo destes valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise ou transplante renal. Entre 30 e 40% dos doentes renais crônicos são diabéticos.

01/08/2024 - 17:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo