Voltar para a tela anterior.

Aprovada a criação do Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica

O projeto do vereador Lucas Diel prevê que a comemoração coincida com a data mundial


A criação do Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (06/08). A medida consta do substitutivo do projeto de lei 60/2024, assinado pelo vereador Lucas Diel/PRD e prevê que a comemoração coincida com a data mundial e seja incluída no calendário oficial do município. Ou seja, na segunda quinta-feira do mês de março, como no Dia Mundial do Rim. Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Entre outros pontos, a proposição estipula campanhas educativas e outras atividades, sendo autorizado o Poder Público Municipal a organizar calendários de eventos, com o apoio de profissionais que atuem nas respectivas áreas. O autor atentou que a insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais.

Os sintomas da enfermidade incluem anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aceito da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc.). Deste ponto, até que os rins estejam funcionando somente 10% a 12% da função renal normal, pode-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta. Quando a função renal se reduz abaixo destes valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise ou transplante renal. Entre 30 e 40% dos doentes renais crônicos são diabéticos.

Em plenário, para acompanhar as discussões dos parlamentares, estavam representantes da Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RIMVIVER). O vereador Sandro Fantinel/PL atentou para a necessidade de que a população adotasse a cultura da doação de órgãos. Os vereadores Lucas Caregnato/PT e Olmir Cadore/PSDB estimularam medidas preventivas, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O vereador Rafael Bueno/PDT pediu a ampliação da infraestrutura hospitalar, para garantir o tratamento.

SUBSTITUTIVO nº 1/2024 ao PROJETO DE LEI nº 60/2024 (votação)

ADRIANO BRESSAN PP Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO PP Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PRD Sim

MARISOL SANTOS PSDB Presente

MAURÍCIO SCALCO PL Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Ausente

SANDRO FANTINEL PL Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Ausente

VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

06/08/2024 - 12:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo