Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quinta-feira (08/08), os alunos do 8º ano da Escola Municipal Abramo Pezzi realizaram uma visita à Câmara Municipal de Caxias do Sul, como parte de uma iniciativa para aprofundar conhecimentos sobre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Acompanhados pelo historiador Eduardo Reis e pela relações-públicas Cristiane da Fonseca, ambos funcionários da Casa, os jovens observaram uma parte da sessão ordinária, onde os vereadores apresentaram seus projetos e registraram seus votos, o que proporcionou uma visão prática do processo parlamentar.
Marcio Rodrigues, professor de História da escola, destacou que a instituição está inscrita para o Programa Vereador por um Dia 2024. Atualmente, os alunos estão estudando o Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII que influenciou a Revolução Francesa e que defende a igualdade perante a lei. Essa relação com os três poderes foi explorada durante a visita, quando Eduardo fez uma analogia entre a rampa de acesso ao Legislativo caxiense e a rua, simbolizando a igualdade e a comunicação entre o poder político e o povo, elementos fundamentais para a democracia.
Os alunos também visitaram o gabinete de um vereador e seguiram para o Espaço Cultural Mário Crosa, onde discutiram sobre a Escultura dos Direitos Humanos, de Bruno Segalla. A obra foi abordada como um símbolo de democracia e igualdade, com destaque para a representação de homens e mulheres unidos.
A visita foi encerrada com uma conversa com o vereador Clóvis Xuxa/UNIÃO, que reforçou a necessidade da participação dos jovens na política. Ele compartilhou sua experiência como vereador e enfatizou a relevância dos estudos para a compreensão das necessidades da sociedade.