Voltar para a tela anterior.
Em virtude das enxurradas que acometeram o Rio Grande do Sul, ao longo do mês de maio passado, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou um requerimento (REQ 46/2024), aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (20/08). O documento solicita ao Executivo informações referentes aos alagamentos, em Caxias do Sul. Entre os principais questionamentos, destacam-se a fiscalização e zeladoria do Complexo Dal Bó, no Bairro Fátima. Fazem parte da bancada petista, na Casa, os vereadores Rose Frigeri/PT (líder), Estela Balardin/PT (vice-líder) e Lucas Caregnato/PT. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
De acordo com Rose, moradores das regiões mais afetadas pelas chuvas relataram não terem obtido retorno da Prefeitura sobre o ocorrido, mesmo após promessas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e do Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae), feitas em reunião com presidentes das Associações de Moradores de Bairros (AMOBs). Na ótica da vereadora, a cidade ainda está vulnerável, sendo que, diante de futuras tragédias, urgem medidas que priorizem a prevenção e a conscientização de problemas com o escoamento de água. Participaram do referido encontro representantes dos bairros São José, Garbin, Fátima, Pio X, Fátima Baixo e Santa Catarina.
Em declaração de voto, os vereadores Estela, Lucas e Renato Oliveira/PCdoB lamentaram a falta de respostas para os moradores que foram afetados pela catástrofe. Lucas ainda mencionou haver um descaso com as cobranças dos vereadores. O vereador Adriano Bressan/PP acrescentou que a situação também prejudica o trabalho dos próprios servidores públicos.
Enquanto isso, os vereadores Clóvis Xuxa/UNIÃO, Elisandro Fiuza/Republicanos, Lucas Diel/PRD, Olmir Cadore/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PRD apontaram a necessidade do que chamaram de crítica com transparência, reconhecendo, também, os esforços da Prefeitura, em comparação até com gestões anteriores da Administração Municipal. Líder do governo na Casa, Tatiane mencionou o Plano de Mobilidade Urbana, aprovado no atual governo. Cadore e Velocino também cobraram por mais recursos do governo federal.
Por outro lado, os vereadores Juliano Valim/PSD, Rafael Bueno/PDT e Zé Dambrós/PSB sustentaram existir inoperância do Executivo, na manutenção da zeladoria pública. Destacaram a falta de equipes e planejamento, para tratar das adversidades.
DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 46/2024
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Ausente
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim