Voltar para a tela anterior.

Microempa celebra quatro décadas e recebe Prêmio Caxias do Sul

Por indicação do vereador Lucas Diel/PRD, a honraria foi entregue pelo Legislativo, em solenidade no plenário caxiense


Integrantes da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa) comemoraram, no plenário caxiense, nesta quarta-feira (21/08), a conquista do Prêmio Caxias do Sul. Entregue pela Câmara Municipal, a honraria partiu da indicação do vereador Lucas Diel/PRD, que discursou em nome de todos os parlamentares. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB. Na mesa de autoridades, além de Marisol e Diel, estiveram presentes o presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens, e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jorge Catusso, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Em seu pronunciamento, Diel recordou dos primeiros passos da entidade, fundada em 5 de novembro de 1984, sob a presidência do ex-vereador Dino Périco (in memoriam). Ao chegar aos 40 anos, a Microempa é a maior entidade representativa das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, com mais de 3 mil associadas de diversos segmentos. Ao incentivar o cooperativismo e o associativismo, abre possibilidades de negócios, melhorias e benefícios aos sócios, no contexto de 15 núcleos setoriais.

“A história da Microempra é de superação, inovação e de compromisso com os micro e pequenos empreendedores. Nasceu da necessidade de dar voz a um segmento crucial para a economia local e se consolidou como um verdadeiro pilar do desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. Não só representa e fortalece as micro e pequenas empresas, como também promove o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. É mais do que uma associação empresarial, é um espaço de união, aprendizado e crescimento. Que esse troféu sirva como inspiração para todos nós, que possamos continuar fortalecendo as micro e pequenas empresas, pois nelas reside o futuro de nossa cidade”, realçou o vereador-proponente.

O parlamentar elogiou a capacidade das micro e pequenas empresas em termos de adaptação e resiliência, pois, segundo Diel, mesmo diante de adversidades, elas mantêm a economia pulsante, geram empregos, oferecem produtos e serviços que atendem às necessidades imediatas das comunidades.

Agradecimentos também foram expressos pelo presidente da Microempa. Steffens os direcionou ao Legislativo, ao vereador Diel, aos associados e aos colaboradores da entidade, ex-presidentes da associação, aos membros dos conselhos e da diretoria, além dos amigos e familiares. “Ganhamos notoriedade estadual e nacional pela participação em projetos como o ‘Empreender’, da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), e pelo fortalecimento dos núcleos setoriais. Nos últimos anos, nos destacamos pelo incentivo à exportação. Só em 2023, capacitamos 157 empresas que exportaram de forma direta R$ 41 milhões, um feito que nos enche de orgulho. Além disso, somos uma entidade muito engajada com a sociedade”, frisou o presidente, citando a participação no Comitê Técnico de Assuntos Tributários, no Conselho Municipal de Turismo, no Comitê de Meio Ambiente das Entidades Empresariais e no MobiCaxias.

Conforme ele, a entidade está animada e projeta as próximas décadas com muitos planos e otimismo. Ao valorizar esse posicionamento de Steffens, agradecer pelo empenho de quem movimenta o setor e saudar o trabalho executado por todas as direções da Microempa até hoje, a presidente Marisol cumprimentou os ex-dirigentes que se encontravam na plateia. Todos se levantaram e receberam uma forte salva de palmas do público.

21/08/2024 - 22:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo