Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal das Doenças Raras poderá ser incluído em Caxias do Sul

O projeto de lei passou pela primeira discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (22/08)


O Dia Municipal das Doenças Raras poderá entrar na programação de eventos de Caxias do Sul. O projeto de lei 25/2024, de autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP, passou pela primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22/08). O documento deve voltar para votação, em sessão posterior. Para se tornar lei, ficará pendente da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Conforme exposição de motivos, a data deverá ser comemorada no dia 29 de fevereiro, em anos bissextos, e no dia 28 de fevereiro nos demais anos. A data foi criada em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), com o objetivo de conscientizar a população sobre a existência e a necessidade de divulgar informações sobre as mais de sete mil patologias raras existentes no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma patologia é considerada rara quando afeta até 65 pessoas em um grupo de 100 mil indivíduos. Mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com uma doença considerada incomum. O dia também terá como finalidade buscar formas de diagnósticos e tratamentos para quem sofre com alguma condição rara.

22/08/2024 - 12:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo