Voltar para a tela anterior.
O plenário caxiense acolheu, em primeira discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (22/08), o projeto de decreto legislativo (PDL) 15/2024, que concede o título de Cidadã Emérita à sacerdotisa do caboclo Xangô das 7 Pedreiras na Umbanda, Cecília Rodrigues Modesto, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à comunidade caxiense. A proposta, que voltará ao plenário para votação final, é do vereador Lucas Caregnato/PT, seguido das assinaturas de outros dez vereadores.
No PDL, os autores destacam a sua relevância religiosa na comunidade caxiense. Nascida em 27 de agosto de 1931, em Caxias do Sul, Cecília exerce há mais de seis décadas o papel de sacerdotisa, uma religião que pratica com fervor e compromisso. O seu terreiro se encontra no bairro Cruzeiro, que é um espaço de acolhimento e espiritualidade que atrai diversos seguidores em busca de orientação e conforto.
Além de sua vida religiosa, Cecília também se dedicou à sua família. Filha de Antônio Rodrigues e Albertina Rodrigues, cresceu em uma família numerosa, ao lado de quatro irmãos. Desde jovem, Cecília aprendeu o valor da união e do amor familiar, cultivando laços fortes com seus pais e irmãos. Casou-se com João da Silva Modesto, com quem compartilhou uma vida até o falecimento dele. Juntos, tiveram sete filhos, criando uma família repleta de amor e de valores sólidos. A maternidade sempre foi um dos maiores orgulhos de Cecília, que dedicou sua vida a cuidar e orientar seus filhos.
Além do vereador Lucas Caregnato/PT, assinaram o documento a vereadora Estela Balardin/PT e os vereadores Clóvis Xuxa/União, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/PP, José Dambrós/PSB, Juliano Valim/PSD, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.