Voltar para a tela anterior.
A inclusão da Festa Campeira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amizade no Calendário Oficial de eventos do Município de Caxias do Sul foi discutida na sessão ordinária desta quinta-feira (22/08). A medida consta do projeto de lei 46/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal. A matéria passou em primeira discussão e deverá retornar a plenário, para segunda discussão e votação.
A Festa Campeira é um evento tradicional da entidade e acontece a cada dois anos, no segundo final de semana de janeiro. Entre as atrações, provas campeiras, principalmente de tiro de laço. Em 2025, o Piquete de Laços do CTG Porteira da Amizade comemorará meio século de existência. Esse evento possui data exclusiva na 25ª Região Tradicionalista. Fundado em setembro de 1974, o CTG Porteira da Amizade teve, como primeiro patrão, Ivan Vargas. Atualmente, Anderson Alexandre Zilio exerce a função.
Para fundamentar a proposta, o Executivo lembra que compete à Secretaria Municipal do Turismo a gestão, a articulação e a operação do Plano Municipal do Turismo, de forma particular ou com parcerias com entidades públicas ou privadas, buscando o apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do turismo. Acrescenta que o programa funciona como fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e de conservação do patrimônio natural, cultural e turístico municipal.
O relator do projeto foi o vereador Adriano Bressan/PP, que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL). Também fazem parte do grupo parlamentar os vereadores Rafael Bueno/PDT, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.