Voltar para a tela anterior.
O projeto de lei (PL) nº 99/2024, contido no processo nº 127/2024, de autoria do Poder Executivo, que inclui o Concerto De Moda da Serra Gaúcha (CMSG) no Calendário de Eventos do Município de Caxias do Sul, foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (27/08). O documento passou em primeira discussão e deverá retornar ao plenário, para segunda discussão e votação.
O PL destaca a importância da Serra Gaúcha como um polo de moda, com 533 indústrias têxteis que geram cerca de 26.000 empregos diretos e indiretos. A cidade de Caxias abriga um dos cursos superiores de moda mais antigos do Brasil, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), que contribui para a formação de profissionais de destaque na moda global.
O Concerto de Moda da Serra Gaúcha é uma iniciativa do psicólogo e produtor, Raul Cardoso, em parceria com o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, e o FitemaVest (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul). O evento, inspirado no conceito de um concerto musical, busca unir moda e arte, com desfiles que são acompanhados por ritmos brasileiros.
Desde sua estreia, em 10 de novembro de 2022, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, o CMSG tem se destacado. A primeira edição reuniu cerca de 400 pessoas e 11 marcas. A segunda edição, realizada em novembro de 2023, foi expandida para vários dias e locais, atraindo 6.000 visitantes e 30 marcas. A terceira edição, planejada para 2024, será a primeira a focar nas temporadas de outono e inverno e prestará homenagem a ícones da música brasileira como Rita Lee, Elis Regina, Clara Nunes e Leci Brandão.
Os objetivos do CMSG são promover desfiles integrativos que conectem consumidores com a moda local, valorizar o patrimônio histórico da cidade, ocupar espaços públicos para democratizar o acesso à moda, integrar a cadeia produtiva do setor, e estimular o turismo de negócios. Além disso, o evento pretende se consolidar no calendário nacional de semanas de moda e oferecer atividades de formação e especialização para profissionais e aspirantes à moda.
Confira como foi o 2° Concerto de Moda da Serra Gaúcha: