Voltar para a tela anterior.
O Dia Municipal das Doenças Raras deverá ser criado em Caxias do Sul. O projeto de lei 25/2024, de autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP, foi aprovado pela unanimidade do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (27/08). O PL contém a emenda modificativa EmM 1/2024, que promove adequações técnicas na redação da matéria. Para se tornar lei, ficará pendente da sanção do prefeito da cidade.
Conforme exposição de motivos, a data deverá ser comemorada no dia 29 de fevereiro, em anos bissextos, e no dia 28 de fevereiro nos demais anos. A data foi criada em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), com o objetivo de conscientizar a população sobre a existência e a necessidade de divulgar informações sobre as mais de sete mil patologias raras existentes no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma patologia é considerada rara quando afeta até 65 pessoas em um grupo de 100 mil indivíduos. Mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com uma doença considerada incomum. O dia também terá como finalidade buscar formas de diagnósticos e tratamentos para quem sofre com alguma condição rara.
DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI 25/2024 (votação)
Vereador – Partido – Voto
ADRIANO BRESSAN PP Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA UNIÃO Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO PP Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Ausente
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PRD Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Ausente
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Ausente
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim