Voltar para a tela anterior.

Representantes do Conselho Municipal da Juventude convidam para a 5ª conferência do setor

O evento está marcado para o próximo dia 14 de setembro, das 9h às 18h, na sede do Sindiserv


O convite para a 5ª Conferência Municipal da Juventude foi feito aos vereadores e à comunidade, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (05/09), no plenário do Legislativo caxiense. Na oportunidade, manifestaram-se Cristiano Cardoso e Lucélia Gomes, integrantes do Conselho da Juventude. O evento está marcado para o próximo dia 14 de setembro, das 9h às 18h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), à Rua Carlos Giesen, 1.217, Bairro Exposição, com inscrição gratuita. A presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB, conduziu a plenária durante as manifestações.

De acordo com Cristiano, é urgente debater políticas públicas para a juventude. Lembrou que essa faixa etária (15 a 29 anos) corresponde a quase um terço da população caxiense. Citou pesquisa do Observatório das Juventudes da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), por meio da qual os adultos dos 25 aos 29 anos que nem trabalham e nem estudam já correspondem a 12% da massa populacional. Disse que, até pouco tempo, essa fatia era de 5%.

Cristiano também atentou que as políticas para o referido segmento devem ser encadeadas em formato transversal, envolvendo todas as secretarias de uma administração municipal, por exemplo. Referiu que levantamentos com jovens dão conta de preocupações com o lazer, a saúde mental e o tempo livre. Citou que, em 2030, serão mais idosos do que jovens e crianças.

Em complemento, Lucélia sustentou que a participação, seja na conferência ou em demais iniciativas do setor, precisam envolver todas as faixas etárias. “É o momento de toda a cidadania compreender as necessidades dos jovens, incluindo a abertura de oportunidades”, observou.

05/09/2024 - 14:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo