Voltar para a tela anterior.
O Dia D contra o Papilomavírus Humano (HPV) pelo Combate e Prevenção poderá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul . A iniciativa faz alusão ao Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV, celebrado em 4 de março. O projeto de lei 32/2024 é de autoria da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB e voltará para segunda discussão e votação, em sessão posterior. Se o projeto for sancionado pelo prefeito, a celebração ocorrerá anualmente, no dia 4 de março.
Conforme o documento, o principal objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero, doença causada pelo HPV, mais frequente nas mulheres. Busca promover a vacinação e o tratamento precoce na prevenção contra o Papilomavírus Humano. O vírus pode ficar alojado no organismo humano por muitos anos, sem se manifestar, fazendo com que as vitimas o transmitam sem saber que estão contaminadas.
Atualmente, a doença é considerada um grave problema de saúde pública. Os jovens representam o grupo com maior número de infectados. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira neoplastia maligna mais comum entre as mulheres no país. Ainda conforme o ofício, é fundamental investir em ações de conscientização, diagnóstico precoce e tratamento adequado, com a finalidade de promover uma abordagem integral e efetiva para o controle das doenças transmitidas pelo Papilomavírus Humano.