Voltar para a tela anterior.

Discutida a criação do Itinerário de Turismo Esportivo de Nostalgia para Caxias do Sul

O projeto de lei é assinado pelo vereador Felipe Gremelmaier e aguarda pauta para votação


A criação do Itinerário de Turismo Esportivo de Nostalgia, em Caxias do Sul, foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (1º/10). A medida consta do substitutivo do projeto de lei 201/2023, de autoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB. A intenção é promover o setor sob o viés histórico. A matéria deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

O percurso se baseará nestes pontos: Ginásio Enxutão; Ginásio Vascão e sua galeria de troféus; Estádio Francisco Stedile (Centenário), com o CT Vanderlei Bersaghi, o Salão Nobre, a Sala de Troféus e o Largo Leonel Brizola; Estádio Alfredo Jaconi, com o Memorial e a Rua Hercules Galló; a Praça Dante Alighieri. “Queremos incentivar a comunidade a conhecer a história e o legado esportivo, desenvolvidos pelos clubes esportivos de Caxias do Sul, com visitações e preservação patrimonial”, explica o autor.

Entre outros detalhes, o vereador Felipe explica que o futebol organizado local já soma 114 anos de atividade. A fundação da primeira equipe de futebol caxiense, o Esporte Clube Ideal, ocorreu em 1910. Na sequência, vieram o Esporte Clube Juventude, em 1913, e, em 1935, o Grêmio Esportivo Flamengo, que viria a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (SER Caxias). Em 1953, surgiu o Clube Vasco da Gama, na modalidade de futebol de salão (hoje, futsal). Em 1983, houve a fundação da Associação Atlética Triches, rebatizada, em 1986, como Associação Atlética Enxuta. A proposição enumera uma série de conquistas das equipes da cidade, tais como a Copa do Brasil, pelo Juventude, em 1999, e o Campeonato Gaúcho, pela SER Caxias, em 2000.

01/10/2024 - 17:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo