Voltar para a tela anterior.
A celebração dos 60 anos do Piquete de Laçadores Chaleira Preta será realizada em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias a partir das 19h desta quarta-feira (26/02), na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti. A concessão da honraria está prevista no requerimento 27/2025, proposto pelo vereador Aldonei Machado/PSDB e aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de hoje. Subscreveram a proposta os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Calebe Garbin/PP, Capitão Ramon/PL, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos, Hiago Morandi/PL, Marisol Santos/PSDB, Pedro Rodrigues/PL, Sandra Bonetto/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.
Segundo o ofício, o Piquete de Laçadores Chaleira Preta é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com finalidade de promover torneios de laço, festas campeiras e outras do gênero, bem como reuniões e encontros tradicionalistas, divertimentos de caráter social, esportivo e cultural. A entidade teve sua primeira ata oficial registrada em 15 de setembro de 2006, com seus associados reunidos na sua sede, na Fazenda dos Bertussi em São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, em Caxias do Sul, onde tem construída sua cancha de laço.
Em 1959, Osvaldo Fermiano Alves, foi influenciado por notícias que chegavam de alguns municípios da região, principalmente de Vacaria, que lá estavam sendo praticados torneios de laço. Assim convidou um grupo de amigos, promoveram uma demonstração do tiro de laço, fazendo com que se reunisse um público bem considerável para assistir o evento. Após uma boa conversa com o amigo, Adelar Bertussi, foi acertada uma competição entre laçadores da Mulada e Ilhéus. Desta forma, aconteceu o primeiro torneio oficial na região.
No dia 06 de janeiro de 1960, aconteceu o primeiro Torneio de Laço na Mulada, na fazenda dos Bertussi, mesmo local da sede do Chaleira até os dias hoje. O torneio foi uma grande festa. O quadro de laçadores da Mulada se manteve assim até o ano de 1965, quando no dia 15 de fevereiro, mesmo dia em que se comemorava o aniversário de seu primeiro Patrão Adelar Bertussi, foi extinto e criado em seu lugar o Piquete de Laçadores Chaleira Preta.
O Piquete de Laçadores Chaleira Preta conta hoje, em seus quadros sociais com mais de 40 laçadores inscritos, sendo 7 prendas. Também é motivo de muito orgulho os títulos e conquistas alcançadas, sendo impossível enumerá-los, assim como seria impossível numerar a participação em rodeios, festas campeiras e Torneios de Laço.
REQUERIMENTO nº 27/2025 (votação)
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Ausente
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELLES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Não Votou
WAGNER PETRINI PSB Ausente