Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin cobra melhorias na segurança às mulheres e destaca audiência sobre o Free Flow

Durante a sessão ordinária, ela discursou sobre a necessidade de ambientes urbanos mais seguros


A vereadora Estela Balardin/PT comentou sobre a segurança pública das mulheres durante o grande expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (1º/04). Alertou a respeito das melhorias que precisam ser feitas para transformar espaços abertos em ambientes mais seguros, além de comentar sobre a audiência pública que aconteceu na Casa, durante a última segunda-feira.

Estela disse que, através de pesquisas e estudos, é possível observar que ainda hoje as mulheres são as pessoas que mais se sentem inseguras a andar nas ruas e paradas de ônibus que sejam mal iluminadas. De acordo com a vereadora, três em cada quatro mulheres já sofreram algum tipo de assédio, sendo metade dos casos em locais públicos.

A petista explicou que um sistema de iluminação de qualidade, podas e roçadas contínuas auxiliam os espaços a serem mais seguros. Ao citar que muitas paradas de ônibus estão abandonadas, fazendo com que as mulheres que retornam de seus trabalhos à noite precisem passar por ruas desertas, ela alertou aos riscos presentes nestes contextos. “Muitos crimes podem acontecer, como violência física e sexual, além de assaltos e sequestros”, destacou.

Outro ponto abordado durante o discurso da parlamentar foi a audiência pública a respeito do Free Flow, que ocorreu na última segunda-feira (31/03), no plenário da Casa. Parabenizou o colega, Alexandre Bortoluz/PP, pela proposição, e manifestou orgulho em declarar a importância que a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul tem, por conta da quantidade de representantes de diferentes municípios que estavam presentes durante a cerimônia. Também articulou a respeito dos reajustes das tarifas de pedágios, que afetam a população de forma significativa. Ressaltou que, além de ser um assunto muito complexo e que envolve diversos âmbitos, impacta diretamente na vida da população. Segundo Estela, a mobilização que aconteceu na Casa Legislativa auxiliou em demonstrar a preocupação das pessoas sobre o tema.

01/04/2025 - 15:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo