Voltar para a tela anterior.
Boa parte das informações para futuras contribuições da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer foi levantada em reunião ordinária da tarde desta quarta-feira (09/04), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Sob a condução do presidente do grupo parlamentar, vereador Calebe Garbin/PP, o encontro contou a presença dos secretários Olmir Cadore (Esporte e Lazer) e Tatiane Frizzo (Cultura).
Na abertura das atividades, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT, atentou para que sempre haja equidade no inventivo financeiro a eventos populares, como o Carnaval de Rua e a Festa Nacional da Uva. Sustentou que a cultura e o esporte são fundamentais para a formação cidadã.
O presidente da comissão ressaltou que, a partir do panorama verificado hoje, os integrantes do grupo parlamentar terão mais propriedade na relatoria e na proposição de matérias sobre as temáticas. “Hoje, temos essa comissão permanente, voltada, sobretudo, a ajudar no aprimoramento de políticas específicas, e é a nossa prioridade para o decorrer deste ano”, afirmou o vereador Calebe.
De acordo com o secretário do Esporte e Lazer, uma das prioridades será constituir quadro próprio de funcionários na pasta, já que, hoje, 100% dos colaboradores são oriundos da Secretaria da Educação. Em seguida, Cadore enumerou dados de ações da pasta. As colônias de férias 2025 (janeiro e fevereiro) tiveram mais de 700 atendimentos. O Viver Verão 60+ ultrapassou os 400 com atividades físicas e de lazer. O Caxias Navegar somou mais de 350 com atividades náuticas.
O secretário referiu que o Fiesporte é o maior plano de fomento esportivo do Estado. Informou que, em 2025, foram R$ 4,7 milhões em financiamentos de 120 projetos. Citou que o programa Conviver já atendeu mais de 4.500 alunos (público entre 18 e 59 anos de idade). Mencionou o Campeonato de Futebol Municipal (Camafu), com 23 equipes e 900 jogadores.
A secretária da Cultura anunciou que, para a segunda quinzena de maio, está previsto o lançamento do edital do FINANCIARTE (programa de fomento), no valor de até R$ 800 mil. Áreas a serem contempladas: artes visuais; audiovisual; dança; folclore e artesanato; livro, leitura e literatura; música; teatro e circo; manifestações populares; economia criativa; memória e patrimônio histórico.
Conforme a secretária Tatiane, nos três primeiros meses deste ano, houve a reinauguração do Museu da Uva e do Vinho, na Casa 2 da Réplica; a inauguração do Museu da Festa da Uva; a reinauguração da Biblioteca Parque, que será transferida para o Parque dos Macaquinhos. Salientou que, para os próximos meses, deverá acontecer a instalação de locomotiva a vapor na Estação Férrea (instalação prevista para os próximos meses).
Tatiane ainda enfatizou a continuidade do trabalho em torno da gestão de ocupação e uso do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Entre outros pontos, garantiu restauros e reformas no Monumento ao Imigrante e em museus da cidade; revitalização e finalização das obras da Estação Férrea; implantação da Rua Coberta da Praça das Feiras.
Além do vereador-presidente Calebe Garbin/PP, fazem parte da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer os vereadores Daiane Mello/PL, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.