Voltar para a tela anterior.

Comissão de Cultura, Esporte e Lazer apura informações para contribuir com os setores

Um panorama das áreas foi apresentado em reunião pública do Legislativo caxiense com secretários municipais


Boa parte das informações para futuras contribuições da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer foi levantada em reunião ordinária da tarde desta quarta-feira (09/04), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Sob a condução do presidente do grupo parlamentar, vereador Calebe Garbin/PP, o encontro contou a presença dos secretários Olmir Cadore (Esporte e Lazer) e Tatiane Frizzo (Cultura).

Na abertura das atividades, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT, atentou para que sempre haja equidade no inventivo financeiro a eventos populares, como o Carnaval de Rua e a Festa Nacional da Uva. Sustentou que a cultura e o esporte são fundamentais para a formação cidadã.

O presidente da comissão ressaltou que, a partir do panorama verificado hoje, os integrantes do grupo parlamentar terão mais propriedade na relatoria e na proposição de matérias sobre as temáticas. “Hoje, temos essa comissão permanente, voltada, sobretudo, a ajudar no aprimoramento de políticas específicas, e é a nossa prioridade para o decorrer deste ano”, afirmou o vereador Calebe.

De acordo com o secretário do Esporte e Lazer, uma das prioridades será constituir quadro próprio de funcionários na pasta, já que, hoje, 100% dos colaboradores são oriundos da Secretaria da Educação. Em seguida, Cadore enumerou dados de ações da pasta. As colônias de férias 2025 (janeiro e fevereiro) tiveram mais de 700 atendimentos. O Viver Verão 60+ ultrapassou os 400 com atividades físicas e de lazer. O Caxias Navegar somou mais de 350 com atividades náuticas.

O secretário referiu que o Fiesporte é o maior plano de fomento esportivo do Estado. Informou que, em 2025, foram R$ 4,7 milhões em financiamentos de 120 projetos. Citou que o programa Conviver já atendeu mais de 4.500 alunos (público entre 18 e 59 anos de idade). Mencionou o Campeonato de Futebol Municipal (Camafu), com 23 equipes e 900 jogadores.

A secretária da Cultura anunciou que, para a segunda quinzena de maio, está previsto o lançamento do edital do FINANCIARTE (programa de fomento), no valor de até R$ 800 mil. Áreas a serem contempladas: artes visuais; audiovisual; dança; folclore e artesanato; livro, leitura e literatura; música; teatro e circo; manifestações populares; economia criativa; memória e patrimônio histórico.

Conforme a secretária Tatiane, nos três primeiros meses deste ano, houve a reinauguração do Museu da Uva e do Vinho, na Casa 2 da Réplica; a inauguração do Museu da Festa da Uva; a reinauguração da Biblioteca Parque, que será transferida para o Parque dos Macaquinhos. Salientou que, para os próximos meses, deverá acontecer a instalação de locomotiva a vapor na Estação Férrea (instalação prevista para os próximos meses).

Tatiane ainda enfatizou a continuidade do trabalho em torno da gestão de ocupação e uso do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Entre outros pontos, garantiu restauros e reformas no Monumento ao Imigrante e em museus da cidade; revitalização e finalização das obras da Estação Férrea; implantação da Rua Coberta da Praça das Feiras.

Além do vereador-presidente Calebe Garbin/PP, fazem parte da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer os vereadores Daiane Mello/PL, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.

09/04/2025 - 19:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo