Voltar para a tela anterior.
Há duas semanas, foi inaugurado o Banco de Leite do Hospital Geral de Caxias do Sul, resultado de uma batalha que teve forte participação da vereadora Marisol Santos/PSDB. Para celebrar a conquista, a parlamentar ocupou a tribuna, durante a sessão desta terça-feira (15/04), e contou sobre o processo de instalação do espaço e como ele pode ser aproveitado pelas mães de Caxias e região.
Marisol, que trabalhou como repórter e apresentadora de telejornal, lembrou que, quando estava perto da chegada do Dia Mundial da Amamentação, 1º de agosto, a pauta era proposta para reportagens, mas ela se sentia descontente devido à falta de um banco de leite humano em Caxias. Esse serviço costumava ser prestado pelo Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. Quando assumiu como vereadora, na legislatura passada, deu prioridade à demanda, buscando recursos para a criação do banco. Além disso, propôs a criação da Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, aprovada em 2023 e que ocorre anualmente nos primeiros dias de agosto.
Durante os últimos dois anos, a tucana promoveu reuniões para intermediar o diálogo das mães com representantes do Hospital Geral e demais profissionais da saúde, incluindo a Secretaria Estadual da Saúde. A partir das discussões, procurou o deputado federal Daniel Trzeciak/PSDB, que destinou R$ 350 mil em emendas parlamentares para a instalação da estrutura. Outro contribuinte foi o Rotary. Com os recursos, a estreia do Banco de Leite ocorreu no dia 1º de abril, inicialmente atendendo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Geral.
A vereadora esclareceu que o local pode receber até quatro doadoras por vez e tem capacidade para armazenar até 100 litros de leite humano, o qual pode ser conservado por até 15 dias. As doações podem ser realizadas das 7h às 19h. Para mais informações sobre os procedimentos, os telefones (54) 3218-7200 e 0800 642 4141 podem ser acionados.
Nos apartes, a vereadora Daiane Mello/PL pontuou que o ato da colega deixará um legado no município. Ela compartilhou que a abertura do espaço demonstra acolhimento às mães que, por diferentes fatores, não conseguem amamentar os filhos, situação pela qual ela própria já passou. Andressa Marques/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Aldonei Machado/PSDB também parabenizaram Marisol.