Voltar para a tela anterior.
Informações à Prefeitura sobre a isenção e redução de taxas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foram solicitadas pelo vereador Claudio Libardi/PCdoB, por meio do requerimento 46/2025. Com aprovação unânime, na sessão ordinária desta terça-feira (22/04), o texto solicita detalhes da aplicação do artigo 13 de lei 1.474/1966. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
O comunista mencionou que o referido artigo dispõe: “Com exceção dos edifícios ocupados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, que ficam isentos do pagamento de taxas, é vedado ao Samae conceder isenção ou redução de taxas dos serviços de água e esgotos”. Para ele, então, é possível depreender que há uma limitação explícita para a concessão das referidas isenções.
Além de pedir à Prefeitura uma interpretação sobre como tem se dado a extensão do benefício a outros órgãos não mencionados na legislação, Libardi quer saber como estaria regulamentada a abdicação ou a anistia de débitos vinculados aos serviços prestados pelo Samae, com a especificação dos artigos que permitem tais concessões. Requisitou o número de isenções e reduções de taxas concedidas nos últimos cinco anos, bem como a sua repercussão financeira nos cofres da autarquia e no atendimento à população.
REQUERIMENTO nº 46/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Ausente
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Não Votou
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Não Votou
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Presente