Voltar para a tela anterior.

Daiane Mello pede efetividade do Castramóvel em Caxias do Sul

Na sessão desta quinta (24/04), vereadora discursou sobre avanços para resolver a situação do veículo adaptado


O funcionamento do Castramóvel, veículo equipado com um ambulatório para cirurgias em animais, foi o assunto do grande expediente de Daiane Mello/PL, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24/04). Na tribuna, a vereadora disse que aguarda o equipamento estar em funcionamento logo.

Ao retomar o assunto, que já foi abordado na Casa Legislativa pelo colega de partido, Hiago Morandi, em março de 2025, ela contou que foi realizada uma denúncia, já que o automóvel, que pertence à Prefeitura, ficou guardado um tempo no estacionamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Desde então, segundo Daiane, houve alguns avanços. Foi feita uma reunião com organizações não governamentais, e quatro delas demonstraram forte interesse em utilizar o Castramóvel, além de destacarem sua importância para Caxias do Sul. As entidades interessadas foram: a Sem Raça Definida (SRD), o Instituto Patinhas, a ONG Vida e o Grupo de Apoio Pet (GAP). Além disso, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) também manifestou interesse.

A parlamentar afirmou que o projeto para fazer o Castramóvel prestar serviços com o apoio das ONGS está atualmente em tramitação na Procuradoria-Geral do Município, mas, se o veículo já estivesse funcionando de acordo com o objetivo no qual foi projetado, 21,8 mil castrações poderiam ter acontecido nos últimos dois anos, período que ele chegou à cidade. Disse que foram cerca de R$ 200 mil aplicados no Castramóvel, e o objetivo é conseguir fazer com que ele esteja ativo o quanto antes, visto que a causa animal é muito importante e não pode ser ignorada.

Em aparte, Andressa Mallmann/PDT parabenizou Daiane por abordar o tema. A pedetista informou que, aproximadamente, 18 mil animais estão abandonados em Caxias do Sul, e que os trabalhos das ONGs da cidade são grandiosos. No caso do Castramóvel, espera que seja cedido para essas entidades o mais rápido possível.

Pedro Rodrigues/PL reconhece que as entidades fazem um trabalho maravilhoso, apesar das dificuldades e demandas presentes no dia a dia. O vereador liberal comemorou o interesse de uma faculdade no uso do equipamento, pois serão necessários médicos veterinários para realizar as castrações. Hiago Morandi/PL afirmou que é preciso sempre pressionar o governo para que medidas sejam feitas, e que o Jornal Pioneiro e a RBS TV auxiliaram na divulgação da pauta, fazendo matérias a respeito.

 

24/04/2025 - 14:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo