Voltar para a tela anterior.
Protocolado pelo vereador Capitão Ramon/PL, no dia 20 de janeiro, o Projeto de Lei 12/2025 tem como objetivo implementar o bilhete único no transporte público urbano de Caxias do Sul; melhorando o custo da passagem, tanto para o passageiro, quanto para o empresário que paga o transporte do funcionário e, também, para o município que auxilia com o subsídio tarifário.
Como vai funcionar o bilhete único? O passageiro paga apenas uma passagem, diariamente; no valor de R$10,90 (custo de uma passagem de ida e uma de volta, atualmente). Caso não queira, poderá pagar apenas uma passagem R$ 5,50.
Esse bilhete poderá ser utilizado, durante o dia todo, independente da linha ou horário que o passageiro queira pegar o ônibus, não necessitando desembarcar/embarcar em uma Estação Principal de Integração (EPI). Qualquer parada poderá servir como uma mini EPI. Além disso, como já acontece, hoje, a tarifa será mantida na metade do valor para os estudantes e idosos, a partir de 65 anos, ainda utilizarão o transporte público gratuitamente.
Com o uso do bilhete único, diversas linhas de ônibus serão realocadas e redimensionadas da área central para os bairros. Tal fato tornará o transporte pelas ruas da cidade de Caxias do Sul mais rápido e acessível, além de ser mais barato.
Nesse contexto, a quantidade de veículos nos bairros tende a aumentar significativamente. Tal medida visa aumentar a quantidade de pessoas atendidas e desafogar o trânsito de Caxias do Sul, visto que enfrenta grandes dificuldades.
Grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza já utilizam esse sistema de bilhetagem eletrônica, o bilhete único, em seu meio urbano. O que tem feito o transporte nas metrópoles ser mais eficiente e mais econômico.