Voltar para a tela anterior.
Representando o Legislativo caxiense, o vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde, esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (14/5) no 1º Seminário de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infantojuvenil. O evento ocorreu na sede do Ministério Público (MP). Promovido pela Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia e à Violência Infantojuvenil, presidida pela deputada estadual Adriana Lara/PL. O evento teve como objetivo ajudar romper o silêncio que encobre esses crimes, capacitar agentes públicos, formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes no Estado.
Segundo dados recentes, a cada três horas uma criança é vítima de violência sexual no Rio Grande do Sul. Apenas em 2024, foram registrados mais de 4 mil casos de estupro de vulnerável. A cada oito minutos, uma criança é vítima de violência no Brasil.
O evento contou com a presença de especialistas nacionais e autoridades do setor, além de representantes da segurança pública, da educação e da assistência social. Também foram debatidas propostas de regionalização do enfrentamento, campanhas permanentes de prevenção e aprimoramento da legislação.
Rafael Bueno destacou o trabalho essencial dos órgãos de segurança no combate a esse tipo de crime.
“Quero parabenizar e agradecer à Polícia Civil, à Brigada Militar, à Polícia Federal e ao Ministério Público, que têm realizado prisões e desmontado redes criminosas com dedicação e coragem. Mas precisamos avançar nesse sentido."
Segundo Bueno, é preciso fortalecer e ampliar a integração entre os órgãos da rede de proteção, cada vez mais divulgar os canais de denúncia e mobilizar a sociedade para o enfrentamento e combate às violências contra as crianças e os adolescentes.
"Nossas crianças estão sofrendo diariamente com abusos e exploração sexual. Uma rede criminosa e organizada está roubando a infância de milhares de crianças e adolescentes", ressaltou Bueno, afirmando que cerca de 90% dos casos não são denunciados e 70% ocorrem dentro de casa.
O dia 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha "Maio Laranja", promovida nacionalmente e que chama atenção para o enfrentamento dessa temática.
Ajude - Para denunciar casos de pedofilia e abuso, disque 100 ou do 190. Não é necessário se identificar.