Voltar para a tela anterior.
O combate à criminalidade, em Caxias do Sul, ganhou destaque na Tribuna Livre do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14/05). O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Fernandes, ressaltou, por exemplo, o reforço à Patrulha Maria da Penha. Disse que o departamento faz dos programas de atenção primária.
Segundo ele, a cada dia, patrulheiros fiscalizam medidas protetivas de urgência. Hoje, 295 mulheres são acompanhadas diariamente. Citou ter havido recente aporte de 100 novos militares no efetivo.
O comandante referiu que, de janeiro e abril de 2025 na comparação com igual período do ano passado, houve aumento nas apreensões de armas de fogo e entorpecentes. No primeiro caso, foram 99 itens (ampliação de 110%). No segundo, 236 quilos (elevação de 395%.
Fernandes mencionou que a patrulha escolar está duplicada e já realizou 325 visitas desde o início do corrente ano letivo. Com relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), informou terem sido 1.700 crianças formadas em 2024. Disse que outros 1.218 alunos foram atendidos pelo programa, no 1º semestre de 2025. A Operação Escola Segura promoveu 570 visitas em abril.