Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta terça-feira (20), o vereador Edson da Rosa (Republicanos), participou da primeira palestra sobre processo eleitoral, nova ação do projeto “Vereador(a) por um dia” em uma escola de Caxias do Sul. Serão 23 visitas em instituições municipais e particulares inscritas no Programa Vereador/a por um Dia, que têm como objetivo preparar as eleições estudantis. As palestras são ministradas pelo Chefe do Cartório Eleitoral, Edson Borowski.
Ao todo, as 23 escolas participantes vão receber o Chefe do Cartório Eleitoral Edson Borowski, que irá conversar com os estudantes sobre o processo eleitoral. Num segundo momento, haverá eleição dos/as representantes na escola, com o uso das urnas eletrônicas.
Dezenas de jovens atentos participaram da atividade e conheceram um pouco mais da rotina de um vereador, além de aprofundarem os seus conhecimentos sobre política. “Eu que já fui presidente de Grêmio Estudantil, sei da importância de ter essas lideranças e ver o brio nos olhos destes jovens interessados. Nós vamos fazer ainda mais 22 visitas em escolas nesta parceria com a Escola do Legislativo para a criação de cidadania na cidade,” concluiu Edson.
As palestras realizadas pelo Chefe do Cartório servem de preparação para os alunos que irão concorrer ao pleito eleitoral do projeto no dia 10 de junho, além disso, colegas e educadores se organizam para eleger os seus representantes, momento de interação e conversas com os jovens.
É muito importante esta troca com os jovens nas escolas, porque é o momento em que eles estão começando a conviver com experiências de eleições, convivência em sociedade, crescimento e amadurecimento. Este trabalho é para que eles tenham a compreensão do papel deles no futuro do país, estado e da nossa cidade. É um momento muito rico em que a gente espera colher frutos nas eleições futuras.
A edição de 2025 terá novidades, como por exemplo, a utilização das urnas eletrônicas no dia da votação. Também está previsto um concurso em que os alunos vão desenhar a arte que irá para a camisa que os participantes do projeto irão vestir.
O Programa Estudantil Vereador(a) por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, a partir de proposição do então parlamentar Waldemar Jones Biglia (1939–2008). É coordenado pela Escola do Legislativo, que tem como diretora atual a vereadora Rose Frigeri/PT, e assessorado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), formada pelo presidente, vereador Edson da Rosa/Republicanos, e pelos legisladores Daiane Mello/PL, Calebe Garbin/PP, Rafael Malcorra Bueno/PDT e Roselaine Frigeri/PT, além da assessora da comissão, Seleni Trindade Duarte.