Voltar para a tela anterior.
No espaço de acordo de lideranças, nesta quinta-feira (22/05), o projeto Vita Lunga (Vida Longa, na tradução literal do Talian para o Português), promovido em Loreto da 2ª Légua, interior de Caxias do Sul, ganhou destaque. A iniciativa tem como foco o cuidado com pessoas idosas que residem na área rural e, muitas vezes, enfrentam dificuldade de locomoção até a zona urbana. As atividades de saúde e bem-estar ofertadas às pessoas mais velhas são realizadas na Associação Esportiva Recreativa e Cultural da Capela Nossa Senhora do Loreto.
As amigas Marisa Perini e Tassiane Dallegrave lançaram a iniciativa em 2024, a partir do sonho de ajudar mais a sua comunidade, permitindo às pessoas uma vida longa com qualidade. Marisa é psicóloga e Tassiane, fisioterapeuta. Elas desenvolvem o projeto em encontros semanais e grupais.
Cada reunião acontece com dois momentos. Primeiro, há uma roda de conversas, abordando diferentes assuntos e trazendo para perto os relatos de cada morador. Após, abre-se espaço para fisioterapia e pilates, para que os participantes possam exercitar o corpo. A média de duração dos encontros é de 45 minutos. Cada turma envolve 20 idosos.
O projeto conta com custeio do Fundo Social Sicredi Pioneira. Entretanto, as coordenadoras informam que o montante disponibilizado é limitado, o que gera dificuldade para viabilizar a oferta gratuita por mais de três meses ao ano.