Voltar para a tela anterior.
Em meio às comemorações da segunda edição do Suspira Caxias, que aconteceu ontem (22/05), no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, como parte da Semana Municipal da Luta Antimanicomial, a vereadora Estela Balardin/PT notou que a estrutura do local necessita de algumas melhorias para garantir acessibilidade e segurança aos usuários. A declaração da petista, que foi a autora do projeto que instituiu a referida semana municipal, ocorreu durante a sessão desta quinta-feira (22/05).
Estela pontuou que a principal porta de entrada ao Ordovás não possui rampa de acesso, dificultando a entrada de pessoas com deficiência (PCDs), as obrigando a utilizar outra alternativa que, apesar de ter rampa, é pequena e tem o tamanho reduzido quando a porta de vidro está aberta. Os banheiros do local também não são acessíveis, segundo Estela, assim como o segundo andar do prédio, onde vários projetos ocorrem, que só é alcançado via escada.
Para a parlamentar, a estrutura vai contra os princípios e a utilidade do Ordovás, que deveria garantir o acesso à cultura e ao lazer para toda a comunidade. Ela também aponta que a segurança estrutural deve ser revistada, em especial a presença de isopor no teto. Além de ser altamente inflamável, o material não segue recomendações do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), documento que detalha medidas para prevenir e combater incêndios. Há, ainda, conforme a vereadora, grades bloqueando a janela que indica saída de emergência.
Apesar de cobrar, cumprindo o papel de fiscalizadora, Estela não deixou de comemorar o sucesso dos eventos da Semana Municipal da Luta Antimanicomial, que tem ampliado o debate na cidade e confortado quem sofre com o estigma dos transtornos mentais. De acordo com a petista, o Suspira Caxias de 2025 proporcionou aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) participarem de atividades de pintura, música e arte cênica. Profissionais de outras cidades do Estado também prestigiaram.
A inauguração de uma nova unidade de convivência e fortalecimento de vínculos, no bairro Serrano, prevista para atender cerca de 70 crianças e adolescentes a partir do próximo mês, também foi comemorada pela parlamentar.