Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quarta-feira (11/06), a vereadora Marisol Santos participou da reunião dos representantes das Secretarias de Saúde dos 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. A parlamentar esteve acompanhada da professora municipal Luciana Cioato, que apresentou o Projeto Insulife, iniciativa que busca promover o debate e a sensibilização para o Diabetes Tipo 1.
Segundo Luciana, uma das principais atividades do grupo de voluntários que participa do projeto é a coleta das canetas de insulina após o uso: “A cada caneta de insulina ou Ozempic usada que as pessoas doam, transformamos ela em uma caneta esferográfica, que é distribuída para escolas e eventos com o objetivo de educar sobre a diabetes tipo 1 e reduzir o desperdício de materiais plásticos”, disse a representante.
Marisol é uma grande apoiadora da luta em defesa das pessoas com Diabetes Tipo 1. Ainda em 2024, enquanto era presidente da Câmara Municipal, recebeu uma visita do grupo, que distribuiu as canetas nos setores e gabinetes da Casa. Já no mês de maio deste ano, articulou reunião com representantes de outro projeto, o Gotas de Vida, e da equipe de Endocrinologia da Universidade de Caxias do Sul. O encontro teve como objetivo discutir estratégias e ampliar o diálogo sobre o atendimento a pacientes com Diabetes Tipo 1 (DM1) na rede pública de saúde, visto que há apenas uma médica endocrinopediatra nos atendimentos oferecidos.
“Muito me orgulho em ser a ponte entre as iniciativas que dão certo na nossa sociedade e o Poder Público. Essa união pode garantir dignidade às famílias que enfrentam essa condição diariamente”, afirmou a parlamentar.