Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT participou na tarde desta sexta-feira (13/6) da 3ª edição da Jornada Conhecer e Respeitar, promovido pelo TEAJuntos e ocorrido na Câmara Municipal. O seminário contou com a presença de três painelistas: a psicopedagoga Manuela Soares, especialista em inclusão, trazendo reflexões sobre o papel da escola e da sociedade, a nutricionista Lilinquer Vieira, que abordou a seletividade alimentar no autismo, com dicas práticas e acolhimento, e a advogada Camila Slomp, que esclareceu os direitos da pessoa autista e como garantir o acesso à cidadania. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que buscou ser um momento de reflexão, partilha e construção coletiva, dando voz às vivências, aos desafios e as transformações quando se promove o respeito e a inclusão das pessoas autistas na sociedade.
Bueno sempre foi um defensor da causa, inclusive com projetos implantados, como a obrigatoriedade da colocação do símbolo do autismo no transporte público de Caxias do Sul. A legislação prevê que o símbolo identificando Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja obrigatório nos assentos preferenciais. Todos os ônibus da Visate foram adesivados.
"É preciso trazer mais respeito e acessibilidade às pessoas com autismo e suas famílias, porque muitas vezes o transtorno não é visível. Muitas vezes, a pessoa com autismo sofre algum tipo de humilhação, seja na rua, no trânsito, numa vaga de estacionamento, em qualquer lugar. Precisamos acolher cada vez mais, por isso, a importância de ampliar esse debate", enfatizou.