Voltar para a tela anterior.

Câmara analisa conceder título de Cidadão Caxiense a José Carlos Monteiro

Texto do projeto que homenageia o professor e ex-vereador é de autoria da parlamentar Estela Balardin/PT e outros sete legisladores, e retornará a plenário para votação final


Foi debatido o projeto de decreto legislativo (PDL) 12/2025, de autoria coletiva, que concede o título de Cidadão Caxiense a José Carlos Monteiro, na sessão ordinária desta terça-feira (24/06). Se aprovada, a solenidade ocorre no dia 10 de julho de 2025, às 19h, no Plenário Nadyr Rossetti. A proposta de homenagem ao professor e ex-vereador é de autoria da parlamentar Estela Balardin/PT e outros sete legisladores, e retornará a plenário para votação final. Assinam o PDL juntamente com Estela os parlamentares Andressa Campanher Marques/PCdoB, Andressa Mallmann Bassani/PDT, Claudio Libardi Junior/PCdoB, Edio Eloi Frizzo/PSB, Rafael Malcorra Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.

O título de Cidadão Caxiense corresponde a um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. No caso de José Carlos Monteiro, o PDL informa que nasceu em Araranguá-SC, no dia 5 de junho de 1954, e viveu parte da infância em Forquilhinha-SC, onde iniciou sua vivência comunitária. Aos 11 anos, ingressou no Seminário de Veranópolis, no Rio Grande do Sul. Foi nesse momento que recebeu sua formação humanística, já se destacando por sua liderança e dinamismo. Mais tarde, ao sair do Seminário, mudou-se para Caxias do Sul, cidade onde construiu a trajetória pessoal, acadêmica, política e comunitária. Ao chegar à cidade, passou a atuar no Centro de Formação Pastoral, ao lado do Padre Orestes Stragliotto, aprofundando a ligação com as comunidades, os movimentos populares e a resistência à ditadura.

Licenciado em Filosofia desde 1977 e bacharel em Direito desde 1995, Monteiro é especialista em Ciências Sociais e mestre em Direito. No próximo ano (2026), completa quatro décadas como docente na Universidade de Caxias do Sul, onde passou por várias funções de gestão.

Na leitura do parecer a respeito do PDL, o vereador Daniel Santos/Republicanos informou que Monteiro foi presidente da União das Associações de Bairros (UAB) de 1983 a 1987, colaborando com a organização de reivindicações locais, o fortalecimento da cidadania e a defesa de políticas públicas voltadas à população mais vulnerável.

Sua experiência no campo educacional e social contribuiu diretamente para sua atuação política. Foi eleito vereador de Caxias do Sul pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), exercendo mandato entre 1993 e 1996. No Legislativo, destacou-se como defensor da justiça social, da escola pública, da democracia, dos direitos humanos e dos direitos trabalhistas, com uma atuação voltada ao atendimento das comunidades populares — resultado direto de sua vivência no movimento comunitário e na pastoral social.

Mesmo após seu mandato, Monteiro continuou colaborando com o serviço público. Exerceu a função de assessor jurídico e diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), onde participou da reestruturação normativa e do fortalecimento institucional do serviço municipal de saneamento básico. Atualmente, é filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Além disso, consolidou uma trajetória consistente no movimento sindical. Foi atuante na Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), onde defendeu a valorização da carreira docente, a autonomia universitária e condições dignas de trabalho. No Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) Caxias do Sul, teve participação ativa desde sua fundação, onde permanece até os dias de hoje.

24/06/2025 - 15:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo