Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT conheceu nesta manhã (2/06) detalhes sobre o sistema de segurança de Vitória, no Espírito Santo, uma referência nacional. Vitória é considerada a segunda capital do Brasil com mais agentes da Guarda Municipal por habitante. São 130,4 profissionais a cada 100 mil habitantes. Os dados foram levantados através das informações sobre o efetivo disponibilizado pelas próprias prefeituras via Lei de Acesso à Informação, e dados do Censo 2022. O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, que recebeu o vereador juntamente com o subsecretário, Élvio Souza Alves Júnior, destacou o indicador como altamente positivo e ressaltou sobre a importância dos investimentos na segurança dos moradores da capital, com apoio da Guarda Civil Municipal, além dos demais órgãos de segurança.
"Com os investimentos realizados em tecnologia, o maior número de agentes e com a ampliação da inteligência a gente pode melhorar a qualidade das ações da Guarda, esperando ampliar ainda mais esses indicadores, avançando numa Vitória cada vez mais segura", destacou o secretário.
Os investimentos para melhorar a capacidade operacional da Guarda continuam sendo realizados. Os mais recentes incluem a ampliação da frota de viaturas, a aquisição de novos equipamentos e a modernização das bases da corporação. A instituição formará mais 100 guardas municipais, após 14 anos sem concurso público para o ingresso de novos guardas. Além disso, a implementação de projetos inovadores, como o SOS Comércio e o Botão Escolar, têm proporcionado novas formas de proteção para comerciantes e estudantes, ligando-os diretamente à Guarda em situações de emergência.
"Pude conhecer, além do investimento em equipamentos e na infraestrutura, que o órgão está se aprimorando, o que é muito importante", afirmou Bueno.
Desde 2024, é utilizada inteligência artificial junto às câmeras de monitoramento da cidade. Elas são capazes de captar comportamentos atípicos, de veículos ou de pessoas. O software permite, por exemplo, detectar colisões e veículos danificados em ruas e avenidas o mais rápido possível. Também é possível detectar ações criminosas ou suspeitas, realizar buscas a carros roubados ou envolvidos em delitos em horas de gravações de câmeras de monitoramento.
"É um sistema extremamente moderno e que amplia a capacidade operacional da Guarda, consequentemente, gerando maior sensação de segurança aos moradores e visitantes da capital. Devemos ampliar ainda mais este ano", detalhou Amarílio Boni.
Atualmente, o recurso está acoplado em 104 câmeras distribuídas pelas nove regiões administrativas da Capital. O software é gerenciado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória que também é responsável pelo total de 1118 câmeras na cidade.