Voltar para a tela anterior.
O vereador Calebe Garbin (PP) marcou presença, na tarde de quinta-feira (24), na solenidade de formatura alusiva aos seis anos de fundação do 4° Batalhão de Polícia de Choque (4° BPChq), em Caxias do Sul, sob o comando do Major PM Diego Rachelle Soccol. A cerimônia reuniu autoridades civis e militares para homenagear o trabalho da tropa, composta por 161 homens e mulheres, queatuam em mais de 80 municípios da Serra e Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A solenidade foi realizada no quartel do batalhão e contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, do vice-prefeito, Edson Néspolo, além de deputados estaduais e federais, representantes da Brigada Militar, do Judiciário e de entidades civis da região. Durante o evento, foram destacadas as ações do 4° BPChq no atendimento de ocorrências especiais, como motins em presídios e reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, e no reforço à segurança pública em operações conjuntas com outras forças do Estado.
Garbin ressalta o papel essencial dos militares na preservação da ordem e no apoio às comunidades gaúchas. “Celebramos com gratidão, honra e respeito os seis anos de história deste importantíssimo Batalhão. Um trabalho, por vezes silencioso e sem o devido e merecido reconhecimento, que carece da atenção ainda maior do Poder Público e da população. Um privilégio encontrar homens e mulheres, verdadeiros soldados que, diuturnamente, abdicam de tudo e arriscam suas vidas em favor da segurança pública do nosso estado. Seguimos na luta por caminhos e recursos para potencializar o excelente trabalho que é realizado”, afirma.
A formatura contou ainda com a entrega de comendas a militares e civis que se destacaram pelo apoio e contribuição relevantes ao fortalecimento da unidade. Encerrando a solenidade, a tropa do 4º BPChq realizou um desfile militar em continência ao Comandante-Geral da Brigada Militar, CEL PM Cla?udio dos Santos Feoli. O 4° BPChq, criado em julho de 2019, é uma unidade de elite da Brigada Militar e tem se consolidado como força de pronta resposta em situações de crise e grandes operações no estado.