Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno comemora melhorias na estrutura da oncologia pediátrica do Hospital Geral

No começo de maio, vereador pediu mais atenção ao setor durante reunião com a direção-geral e médicos da instituição


Na terça-feira (29/07) a direção do Hospital Geral (HG) anunciará a reforma e ampliação do setor de oncopediatria do Hospital Geral, que atende a 49 municípios da região da Serra, além de informar outras melhorias na instituição. Na sexta-feira passada (18/07), o vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo caxiense, recebeu a informação da diretora do HG, Izar Behs, de que as ações serão encaminhadas em breve e, inclusive, teve acesso a detalhes do projeto. No dia 6 de maio, o pedetista participou de uma reunião na instituição para tratar da modernização da estrutura da oncopediatria. Participaram do encontro a diretora do HG, a assistente social da Domus - entidade assistencial que ajuda crianças com câncer e seus familiares -, Clenes de Oliveira, e os médicos Felipe Lopes e Henrique Umpierre.

Um escopo do novo projeto, que tem parceria com uma entidade e aporte do próprio hospital, foi apresentado ao vereador Rafael Bueno na última sexta-feira pela diretora-geral e deverá ser apresentado à comunidade no começo da semana que vem. Entre as melhorias, estão camas novas, a partir de parcerias feitas pelo HG, acomodações mais adequadas para familiares e funcionários, com espaços mais humanizados e privativos. Uma brinquedoteca e áreas de lazer também estão previstas.

"Fico extremamente feliz que o Hospital Geral buscou parcerias e fará essa demanda uma realidade em breve. Essas crianças e adolescentes em tratamento e seus familiares precisam de toda a atenção e cuidado. Assim, como os profissionais que trabalham com os pacientes diariamente", destacou Bueno.

Atualmente, o HG disponibiliza cinco leitos oncológicos para crianças e adolescentes, sendo um de isolamento. Os leitos, em princípio, não devem ser ampliados, em razão da demanda. A estrutura tem espaço reduzido e algumas vezes até mesmo o setor pediátrico, que fica ao lado, tem sido utilizado para receber pacientes e seus familiares. O vereador visitou o local que será reformado, conversou com funcionários e percebeu que a demanda é importante para acolher melhor os pacientes e parentes.

Para Bueno, é urgente que a estrutura da oncopediatria tenha de ter melhorias, porque a causa é nobre e diz respeito a toda a sociedade.

"Os profissionais, literalmente, estão se batendo no setor, porque não há separações adequadas, mas o novo projeto contempla áreas ampliadas e melhoradas. "A saúde sempre pautou os meus mandatos. Agi diretamente, com mais de R$ 25 milhões em emendas para a ampliação dos 110 leitos do HG. Então, a situação da oncopediatria também terá prioridade, seja na busca de recursos e parcerias", enfatizou Bueno.

O processo de tratamento do câncer infantil demanda um tempo considerável de hospitalização, no qual a criança é submetida a procedimentos invasivos, como é o caso da quimioterapia e seus efeitos colaterais. Uma primeira internação dura, em média, mais de 30 dias, mas o tratamento todo pode ser bem mais longo e desgastante. Muitas vezes, os diagnósticos, delicados, são passados para os pais e responsáveis de maneira improvisada, sem uma sala específica e em meio aos atendimentos.

25/07/2025 - 14:32
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo