Voltar para a tela anterior.
Na noite desta quinta-feira (31/07) a sala Geni Peteffi da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebeu a oficina “Avançar Tchê”. Promovida pelo gabinete da vereadora Marisol Santos (PSDB) e ministrada pelo assessor de bancada, Marcelo de Gregori, a ação contou com a presença de entidades da 25ª Região Tradicionalista. A iniciativa ofereceu orientações sobre o programa Avançar Tchê, lançado recentemente pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destina R$?17,7?milhões ao fortalecimento do tradicionalismo gaúcho.
Os participantes tiveram acesso aos editais e receberam dicas de como estruturar as propostas para o Prêmio Tradicionalismo Gaúcho, com foco em infraestrutura, instrumentos e indumentária, e o edital Invernadas Culturais, voltado a atividades como dança, música, poesia, gastronomia e artesanato.
A oficina reuniu representantes de CTGs, DTGs, piquetes e associações da região, que puderam trocar experiências e tirar dúvidas sobre critérios, prazos e orientações técnicas para a submissão de projetos. Foi destacado o papel estratégico das entidades na valorização da cultura gaúcha e o papel da vereadora Marisol como articuladora fundamental dessa agenda no município.
“Foi um momento de muito aprendizado, uma forma de auxiliar as entidades na organização e potencialização de seus projetos culturais. Precisamos valorizar nossa identidade e capacitar as entidades tradicionalistas para essa busca por recursos. Como tradicionalista, me sinto muito orgulhosa em poder contribuir nesse processo”, enfatizou a vereadora.
Sobre o Avançar Tchê:
Lançado em julho de 2025, o programa prevê um investimento total de R$?17,7?milhões, distribuído em dois editais. O objetivo é fomentar o tradicionalismo gaúcho por meio de projetos culturais e infraestrutura, fortalecendo o movimento e incentivando a participação de entidades de todo o Estado.