Voltar para a tela anterior.
A Universidade de Caxias do Sul foi palco de uma emocionante celebração pelos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (18). O evento destacou o papel histórico da cultura italiana na formação do estado. Na oportunidade, o vereador Calebe Garbin (PP) representou a Câmara Municipal.
Durante a cerimônia, os presentes foram convidados a uma verdadeira imersão na história da imigração italiana, iniciada em 1875, com o lançamento da obra “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. O livro, escrito por 66 autores – incluindo dez italianos –, foi lançado em uma edição especial em box, com versões em português e italiano, esta última traduzida por professores do Programa UCS Línguas Estrangeiras.
A programação foi enriquecida por manifestações artísticas que emocionaram o público. O Grupo Girotondo, com esquetes do tradicional grupo Miseri Coloni, trouxe à cena a vivência e os desafios dos primeiros colonos italianos. A UCS Orquestra, por sua vez, proporcionou um concerto memorável, tendo como ponto alto a interpretação da canção “Mérica Mérica”, nas vozes do coro da Universidade, de Paola Delazzeri e do tenor Maicon Cassânego, com composição do maestro Gilberto Salvagni.
Para o vereador Garbin, a solenidade teve um significado ainda mais especial. Bisneto de imigrantes italianos, ele destacou que carrega com orgulho as raízes da cultura, da história e da tradição herdadas de seus antepassados. “É uma honra representar o Legislativo Municipal em um momento tão significativo para todos nós. Cresci cercado pelos valores, pelos costumes e pelas histórias que moldaram a identidade da nossa gente. Celebrar a cultura italiana é reconhecer a força, a fé e a contribuição inestimável dos nossos antepassados para a construção do Rio Grande do Sul e da nossa própria identidade como povo”, afirmou o parlamentar.
A cerimônia contou ainda com a presença do Cônsul-Geral da Itália no RS, Valério Caruso, do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabricio Peruchin, do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, Guilherme Pasin, do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas, além do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, anfitrião da noite.