Voltar para a tela anterior.
Celebrando 50 anos de história, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Garibaldi receberá homenagem da Casa Legislativa. O reconhecimento da instituição de ensino do bairro Cristo Redentor foi aprovado por meio do requerimento 99/2025, de autoria do vereador Capitão Ramon/PL, que teve apoio unânime dos demais parlamentares. A homenagem deve ocorrer durante a sessão ordinária do dia 22 de outubro, que se inicia às 8h30min.
Ao comentar a proposta, Ramon fez um apelo ao Executivo para que tenha um olhar mais cuidadoso com as escolas do município. Solicitou que seja construída uma cobertura na quadra da Giuseppe Garibaldi. Professora da Rede Municipal de Ensino, Rose Frigeri/PT já trabalhou no colégio que será homenageado. Compartilhou que a experiência na escola foi de muito aprendizado, tendo atuado como docente em dois períodos diferentes.
Também assinaram o documento Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Pedro Rodrigues/PL, Rafael Bueno/PDT, Sandra Bonetto/NOVO e Sandro Fantinel/PL.
Conforme os vereadores, a EMEF Giuseppe Garibaldi teve a criação oficializada em 1975 e está localizada na Rua Silveira Martins, no Bairro Cristo Redentor. No entanto, as atividades começaram ainda em 1974, quando a comunidade local procurou a Associação de Moradores e o prefeito da época, Mario Bernardino Ramos, e apontou a necessidade de uma nova escola.
O imóvel escolhido estava localizado na BR-116 e atendia em média 60 estudantes. O nome da escola, conforme o desejo do prefeito, homenageia Giuseppe Garibaldi, italiano que entrou para a história do Rio Grande do Sul pela participação na Revolução Farroupilha.
Em 1976, ocorre a inauguração na Rua Silveira Martins, permanecendo atuante no mesmo endereço. No ano seguinte, a Escola Apolinário Alves dos Santos se entrelaça com a história da escola Giuseppe no processo de formação cidadã de aproximadamente 140 estudantes. Nos anos de 1980, a biblioteca da escola foi inaugurada e homenageou Anita Garibaldi, personalidade importante e relevante para a história do Rio Grande do Sul.
Na década de 1990, ampliou o seu público porque, gradualmente, implementa os anos finais do Ensino Fundamental no currículo, atendendo às demandas da comunidade. Atualmente, a escola atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. É composta por 520 estudantes, 47 professores, duas secretárias, duas merendeiras, três higienizadoras e cinco cuidadores.
A equipe diretiva, eleita pela comunidade em 2024, é formada pela diretora Fabiana Duarte Mello Schossler; a vice-diretora da manhã, Francine Censi Vergani, e a vice-diretora da tarde, Taís Martins da Silva Maas.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO 99/2025
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente por estar em representação pela Casa
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente por estar em representação pela Casa
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Não Votou
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Ausente
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Ausente por estar de licença saúde
WAGNER PETRINI PSB Presente