Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária que ocorreu nesta terça-feira (14/10), o vereador Edson da Rosa/Republicanos falou sobre os 125 de trajetória da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Além disso, manifestou-se sobre o Dia do Professor, que ocorre em 15 de outubro, destacando a relevância dos profissionais da educação.
O parlamentar contou que, em 1875, chegaram até a Serra gaúcha os primeiros imigrantes italianos. Citou que a primeira igreja implantada na região foi uma capela de taquaras, ao lado do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, o que destaca a religiosidade da população. “Esse foi o local das primeiras funções religiosas dos colonos, onde ocorreram missas, batizados, casamentos e funerais”, expressou. Já no ano de 1884, foi criada a Paróquia Santa Teresa (futura Catedral), inicialmente de madeira, localizada onde hoje está a Loja Magnabosco, no município caxiense. Edson pontuou que a igreja cresceu rapidamente, transformando-se hoje em um símbolo de Caxias do Sul.
Ainda pontuou que, atualmente, cerca de 250 pessoas estão diretamente envolvidas nas pastorais e serviços voluntários da catedral. Discorreu sobre o Projeto Saber Viver, que atende pessoas idosas às tardes, de segunda a sexta-feira, oferecendo oficinas de formação, jogos e outras ações. Também citou a Escola de Teologia e Bíblia, que possui 75 estudantes. Edson também apontou que, nesta terça-feira, representará a Câmara Municipal em uma solenidade na Catedral, a partir das 19h, para comemorar os 125 anos de trajetória da unidade.
Outro tema debatido pelo parlamentar foi o Dia do Professor, que ocorre em 15 de outubro. Destacou que realizou um encontro com três professores, no qual foram discutidas diversas pautas sobre como os profissionais da educação se sentem nos dias atuais. Apresentou um vídeo no painel eletrônico do plenário com destaques da reunião. “Meus agradecimentos aos professores por tudo o que fazem pelo Brasil”, celebrou, ao salientar a relevância que a profissão possui para a sociedade.
Em apartes, manifestaram-se as vereadoras Andressa Marques/PCdoB, Marisol Santos/PSDB e Rose Frigeri/PT, elogiando Edson pela pauta trazida. Andressa agradeceu a forma que o parlamentar trouxe o tema da valorização dos professores, que foi, segundo ela, pautado com sensibilidade.