Voltar para a tela anterior.
A vereadora Marisol Santos, de Caxias do Sul, acompanhou na noite desta terça-feira (14/10), a votação do Projeto de Lei nº 29/2025, aprovado pela Câmara Municipal de Farroupilha, que institui a Semana das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no município. A iniciativa, de autoria da vereadora Francyelle Bonaci (PDT), prevê a realização anual da semana na data próxima a 10 de agosto, em referência ao Dia Internacional da Superdotação.
Marisol é reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Em Caxias do Sul, foi autora da lei que criou a Semana Municipal de AH/SD, uma das primeiras do país, que inspirou a proposição agora aprovada em Farroupilha: “Acompanhar a votação em Farroupilha foi motivo de grande alegria. Ver mais uma cidade adotando oficialmente a Semana Municipal de Altas Habilidades mostra que o tema está ganhando força e que há um compromisso crescente com a inclusão e o reconhecimento dos talentos na nossa região”, destacou a vereadora.
Em agosto, a Câmara de Vereadores de Gramado também aprovou projeto semelhante, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Altas Habilidades e Superdotação na cidade.
Na pauta das Altas Habilidades/Superdotação, Marisol foi pioneira na criação de uma legislação municipal que institui a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com AH/SD em Caxias do Sul. Também criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, promoveu ciclos de palestras e semanas temáticas e, em 2025, liderou a realização do primeiro Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha.
Além disso, a vereadora foi protagonista na articulação que resultou na criação do CEMAPE – Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem Educacional, espaço pioneiro e referência no atendimento a crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação ou com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Hoje, Marisol é uma das principais vozes do Rio Grande do Sul na defesa dessa pauta, atuando para transformar visibilidade em políticas públicas efetivas e oportunidades reais para o desenvolvimento do potencial de cada criança e jovem.