Voltar para a tela anterior.
O projeto da prefeitura caxiense que busca flexibilizar uma exigência relacionada a imóveis dentro do Programa Auxílio-Moradia obteve consenso dos vereadores e passou em segunda discussão na sessão desta quinta-feira (23/10). Agora, o PL 174/2025, que trata do assunto e é de autoria do Executivo, precisa da sanção da própria prefeitura para virar lei.
O texto pretende alterar um item do artigo 2º da lei nº 8.540, de 4 de agosto de 2020, que dispõe sobre o Programa Auxílio-Moradia, no âmbito de Caxias do Sul. Essa mudança retira a exigência de que o imóvel a ser usado como residência apresente comprovada regularidade tributária perante o município. Caso for sancionada essa proposição, a definição de imóvel no referido programa será a seguinte: “V - imóvel seguro: moradia localizada neste Município, que possua condições de habitabilidade, com adequadas instalações elétricas e hidráulicas, esteja situada fora de área de risco, com condições positivas de salubridade, ventilação, iluminação e estabilidade estrutural”.
Na exposição de motivos, o prefeito Adiló Didomenico/PSD ressalta que a proposta de alteração procura aprimorar a legislação que regula o Programa Auxílio-Moradia no município, adequando-a às necessidades emergentes, especialmente diante das recorrentes intempéries climáticas:
"Ao remover essa exigência (de regularidade tributária perante o município), buscamos promover maior celeridade e eficiência na concessão do auxílio-moradia, garantindo que as famílias desabrigadas tenham acesso rápido e desburocratizado a moradias dignas e seguras. Além disso, essa medida contribui para a mitigação dos impactos sociais decorrentes das calamidades, ao possibilitar que os desabrigados permaneçam em suas comunidades, preservando seus laços afetivos e redes de apoio”.
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 174/2025
Vereador – Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente - Em representação
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Não Votou
ESTELA BALARDIN PT Não Votou
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente - Em atestado saúde
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Ausente - Em licença saúde
WAGNER PETRINI PSB Sim