Voltar para a tela anterior.
A maioria do plenário (11 X 9), na sessão ordinária desta terça-feira (28/10), rejeitou a moção 26/2025. A intenção do documento era firmar posicionamento do Legislativo, em repúdio à transferência de 928 alunos do 8º ano da rede municipal de ensino para oito colégios da rede estadual, onde deverão cursar o 9º ano e concluir o Ensino Fundamental a partir de 2026. Idealizada pela vereadora Estela Balardin/PT, a moção está arquivada no âmbito da Câmara.
A justificativa da Secretaria Municipal da Educação é abrir vagas de Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos de idade), nas 15 escolas que terão o 9º ano encerrado ano que vem. Os educandários estaduais já contam com o Ensino Médio.
De acordo com a vereadora Estela, a decisão de fechar o 9º ano, no município, carece de amparo pedagógico e viola princípios legais e constitucionais que asseguram o direito à educação, à convivência e ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Atentou que muitos estudantes contam com acompanhamento contínuo de profissionais especializados e acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que, segundo ela, não é assegurado de forma regular, no Estado. Afirmou ter faltado diálogo da secretaria com a comunidade e com o Conselho Municipal de Educação.
Também assinaram a moção os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Capitão Ramon/PL, Cláudio Libardi/PCdoB, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL, Rose Frigeri/PT e Sandra Bonetto/NOVO.
MOÇÃO Nº 26/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Não
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Ausente
CALEBE GARBIN PP Não
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Não
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Não
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Não
JULIANO VALIM PSD Não
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Não
PEDRO RODRIGUES PL Não
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Não
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Ausente
WAGNER PETRINI PSB Não