Voltar para a tela anterior.

SindiComerciários divulga debate que aborda o fim da escala 6x1

O presidente da unidade, Nilvo Riboldi Filho, discorreu sobre a reunião, que ocorre no dia 19 de novembro, no plenário da casa legislativa, às 14h


O presidente do Sindicado dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (SindiComerciários), Nilvo Riboldi Filho, divulgou a Plenária Serra Gaúcha, que terá um debate pela redução da jornada de trabalho. Durante sua manifestação, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/11), ele citou que a atividade ocorre em 19 de novembro, no plenário da casa legislativa, às 14h. De acordo com Riboldi, a ação faz parte do movimento social e sindical do município caxiense e vai contar com a presença do senador Paulo Paim/PT e da deputada federal Daiana Santos/PCdoB.

O presidente da unidade explicou que o debate vai abordar o fim da escala 6x1. “Pedimos por dois dias consecutivos de descanso, o que é um direito básico para quem produz a riqueza do nosso país”, declarou Riboldi, ao opinar que a atual situação de milhões de brasileiros é a superexploração do trabalho, com jornadas longas, metas abusivas e pouco tempo para a vida pessoal, o que provoca cansaço, adoecimento e falta de convivo familiar.

Ele expressou que, infelizmente, os comerciários já são familiares com a rotina de trabalho de seis dias seguidos, sem ter tempo para cuidar da saúde, estudar e viver. “Muitas vezes é exigido que o trabalhador seja qualificado, mas, como ele se qualificará sem tempo livre?”, questionou Riboldi, que defendeu o que é apresentado no projeto de lei (PL) 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos/PCdoB, e na proposta de emenda à constituição (PEC) 148/2025, de autoria do senador Paulo Paim/PT. Ambas as proposições pedem a redução de jornada de trabalho sem a redução de salário e buscam garantir uma rotina mais humanizada à população. “Lutar traz resultados”, manifestou ele, argumentando que funcionários mais descansados produzem mais. “Queremos um trabalho digno e humano que respeita o tempo das pessoas”, pontuou Riboldi.

13/11/2025 - 11:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo