Voltar para a tela anterior.

Integrante do PIM relata benefícios da iniciativa às crianças em 20 anos

Douglas Amaral da Rocha esteve na Tribuna Livre da Câmara para destacar os impactos do Programa Primeira Infância Melhor para as famílias em vulnerabilidade e solicitar melhores salários e infraestrutura para o trabalho das equipes de visitadores


A influência do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Caxias do Sul ganhou repercussão na Tribuna Livre do Legislativo, nesta quarta-feira (26/11). Foi pela voz de Douglas Amaral da Rocha, pedagogo e representante da Secretaria Municipal da Educação (Smed) no Grupo Técnico do PIM, que as conquistas e as dificuldades da iniciativa, que completa este ano duas décadas na cidade, receberam destaque.

Douglas Amaral da Rocha esteve na Tribuna Livre da Câmara para ressaltar os benefícios do programa para as famílias em vulnerabilidade e solicitar melhores salários e infraestrutura para o trabalho das equipes de visitadores. "É preciso mais dignidade ao trabalhador do PIM", reivindicou, ao mencionar a necessidade de melhor salário e instrumentalização aos profissionais.

Douglas lembrou que o PIM foi instituído como política de Estado em 2003. Em Caxias, passou a vigorar dois anos depois, sendo um trabalho em rede e envolve as áreas de saúde, educação e assistência social do município. Atualmente, são atendidas 143 famílias, 158 crianças e seis gestantes, informou o pedagogo. Os profissionais, que são estagiários, visitam as famílias e orientam sobre os cuidados e a atenção para com as crianças, envolvendo saúde, higiene, cultura, brincadeiras e bem-estar.

O representante da Smed mostrou vídeos de visitadores fazendo seu trabalho e atendendo o público infantil e as gestantes. Acrescentou que o PIM prioriza o desenvolvimento saudável das crianças, evitando que permaneçam em ambientes tóxicos, que sejam permeados pela violência. Nesse sentido, os visitadores estimulam o afeto, a brincadeira, a aprendizagem e os cuidados de higiene e saúde.

No espaço de manifestação de líderes, manifestaram-se elogiando o trabalho do PIM os vereadores Rose Frigeri/PT, Andressa Marques/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos e Zé Dambrós/PSB. Rose questionou sobre o Plano Municipal da Primeira Infância e Douglas informou que foi construído a muitas mãos e está tramitando na Casa Civil e logo deverá chegar à Câmara. “O plano estabelece que possamos construir uma cidade para a criança”, frisou o pedagogo.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e da Educação Infantil na Cidade de Caxias do Sul, vereadora Rose entregou uma carta com demandas retiradas em um seminário sobre o programa promovido pelo grupo, que tem como integrantes, além de Rose, as vereadoras Andressa Marques/PCdoB, Estela Balardin/PT e o legislador Calebe Garbin/PP.

Para acompanhar esta Tribuna Livre na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/live/aC3Y6St_otk?si=_eHwtJn062R8vfU9

 

26/11/2025 - 17:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo