Voltar para a tela anterior.

Cônsul italiano Valerio Caruso recebe o título de Cidadão Caxiense

A homenagem, proposta pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP), reconhece os relevantes serviços prestados pelo diplomata ao município e à comunidade local


O plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul foi palco, na noite desta terça-feira (26), da sessão solene que concedeu ao cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso, o título de Cidadão Caxiense. A homenagem, proposta pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP), reconhece os relevantes serviços prestados pelo diplomata ao município e à comunidade local.

A distinção ocorre em um ano simbólico, marcado pelas celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Segundo a justificativa apresentada pelos vereadores, Caruso tem desempenhado papel fundamental no fortalecimento da relação entre Brasil e Itália, especialmente nas áreas de cultura, turismo e comércio, setores historicamente ligados ao desenvolvimento de Caxias do Sul.

“O cônsul Valerio Caruso ouviu famílias, fortaleceu instituições, criou oportunidades e reafirmou o profundo valor da imigração italiana. Caxias do Sul é, talvez como poucas cidades no mundo, um território onde o coração italiano pulsa vivo — até a nossa geografia lembra regiões da Itália, e isso nos enche de orgulho. Ao homenageá-lo, reconhecemos o jovem diplomata que tanto contribuiu para as relações culturais e comerciais entre Brasil e Itália, o profissional competente, o ser humano generoso, o representante de uma nação amiga que faz parte da nossa história e o italiano que trilha sua jornada em solo brasileiro, assim como tantos de seus antepassados”, afirmou o vereador Bortoluz.

A solenidade contou ainda com a entrega de uma placa de reconhecimento da CIC Caxias. O presidente da entidade, Celestino Loro, fez a leitura dos termos e realizou a homenagem em nome do setor produtivo caxiense. Ocorreu também uma bênção conduzida por Dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, que reafirmou a importância do consulado para a sociedade gaúcha e destacou a religiosidade preservada pelos antepassados.

No início do discurso, acompanhado com emoção pelos pais, Ornella e Francesco, o homenageado brincou sobre seu “sotaque” em Porto Alegre, dizendo que muitos já acreditavam que ele fosse caxiense. “Somos construtores de pontes — artesãos da inovação e dos sonhos que conectam. Somos a prova viva de que, quando trabalhamos juntos e honramos o passado enquanto construímos o futuro, não há oceanos que nos separem, nem terras que nos afastem. Temos a certeza de que, unidos, somos invencíveis. Construímos realidades e abrimos caminhos para fortalecer ainda mais a presença da Itália e do Brasil em experiências culturais, turísticas, econômicas e de inovação”, destacou o novo cidadão caxiense, Valerio Caruso.

Também prestigiaram a cerimônia o secretário adjunto de administração, tecnologia e inovação, Flávio Cassina, que representou o prefeito Adiló Didomenico, os vereadores Sandro Fantinel (PL), Calebe Garbin (PP), Hiago Morandi (PL), Capitão Ramon (PL), Estela Balardin (PT) e Edson da Rosa (Republicanos), além de secretários municipais, autoridades diplomáticas, representantes de entidades, sindicatos e comandantes militares. Os hinos de Caxias do Sul, da Itália e do Brasil foram interpretados pelo tenor Giovanni Marquezeli.

O título de Cidadão Caxiense é concedido pela Câmara a pessoas não nascidas no município, mas que tenham prestado serviços significativos à comunidade. Com a honraria, Valerio Caruso passa a integrar o seleto grupo de personalidades reconhecidas por sua contribuição ao desenvolvimento de Caxias do Sul.


Conheça a história de Valerio Caruso

Nascido em Modena, na Itália, em 22 de junho de 1989, Valerio Caruso possui sólida formação acadêmica. Estudou no Liceo Classico San Carlo di Modena e obteve dupla diplomação em Direito pela Università degli Studi di Firenze e pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Também possui Master em International Politics pelo Trinity College Dublin e Master em Estudos Diplomáticos pela Società Italiana per le Organizzazioni Internazionali (SIOI), em Roma.

Caruso iniciou sua trajetória profissional como advogado em Paris e ingressou na carreira diplomática em 2018. Desde então, atuou como chefe adjunto da Secretaria do Vice-Ministro das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional da Itália e colaborou com a direção-geral de Recursos Humanos e Inovação do governo italiano. Em 23 de agosto de 2022, assumiu o cargo de cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, tornando-se o mais jovem da história a ocupar essa posição.

Em Caxias do Sul, destacou-se pelo trabalho dedicado à comunidade italiana e ítalo-descendente, além de contribuir para o fortalecimento das relações culturais e comerciais entre os dois países. Entre suas ações, estão a participação no Italian Design Day, promovido na Universidade de Caxias do Sul (UCS) em março de 2025, e presença na tradicional Reunião-Almoço da CIC, realizada em dezembro de 2022.

Confira matéria da TV Câmara Caxias

26/11/2025 - 20:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabio Carnesella - MTE 17863
Redator(a):

Ir para o topo